IDIOMA E PERSPECTIVA: UMA ANÁLISE DA VISÃO DE MUNDO A PARTIR DA ESCOLHA DE PALAVRAS USADAS EM NOTÍCIAS SOBRE INDÍGENAS NO BRASIL E NO PARAGUAI
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74882Palabras clave:
Léxico, Notícias, Indígenas.Resumen
O artigo propõe uma análise das palavras mais utilizadas em notícias sobre os povos indígenas, nos portais informativos mais acessados no Brasil e no Paraguai. Dado que o Paraguai, diferentemente do Brasil, tenha uma língua de origem indígena, o guarani, como um dos idiomas oficiais, a hipótese é de que naquele país seja perceptível a diferença na forma como os não indígenas se referem a tais povos, devido ao reconhecimento e possível aproximação manifestados na língua. As notícias, compiladas no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2017, foram analisadas a partir da Metodologia da Linguística de Corpus. Usou-se o programa AntConc para a extração de informações linguísticas; sobretudo, a função lista de palavras, que possibilitou a identificação das unidades lexicais de maior uso. Os resultados da amostra apontam uma confirmação da hipótese, ilustrada nas listas de palavras mais frequentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

