IDIOMA E PERSPECTIVA: UMA ANÁLISE DA VISÃO DE MUNDO A PARTIR DA ESCOLHA DE PALAVRAS USADAS EM NOTÍCIAS SOBRE INDÍGENAS NO BRASIL E NO PARAGUAI
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74882Palavras-chave:
Léxico, Notícias, Indígenas.Resumo
O artigo propõe uma análise das palavras mais utilizadas em notícias sobre os povos indígenas, nos portais informativos mais acessados no Brasil e no Paraguai. Dado que o Paraguai, diferentemente do Brasil, tenha uma língua de origem indígena, o guarani, como um dos idiomas oficiais, a hipótese é de que naquele país seja perceptível a diferença na forma como os não indígenas se referem a tais povos, devido ao reconhecimento e possível aproximação manifestados na língua. As notícias, compiladas no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2017, foram analisadas a partir da Metodologia da Linguística de Corpus. Usou-se o programa AntConc para a extração de informações linguísticas; sobretudo, a função lista de palavras, que possibilitou a identificação das unidades lexicais de maior uso. Os resultados da amostra apontam uma confirmação da hipótese, ilustrada nas listas de palavras mais frequentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

