AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74773Palavras-chave:
Afetividade, Mediação, Ensino de Língua Inglesa.Resumo
Neste trabalho, apresentam-se resultados de pesquisa, cujos objetivos foram identificar e analisar práticas pedagógicas de um professor que possam ter contribuído para a aproximação afetiva dos estudantes com a língua inglesa. A pesquisa fundamentou-se nas ideias de Vigotski (2009, 2012) e de Wallon (1979, 1995), além de seguir uma visão discursiva de linguagem (BAKHTIN, 2003; VOLOCHÍNOV, 2017). Assume-se que o processo de apropriação do conhecimento pelo estudante é mediado, sendo que a qualidade da mediação tem implicações nas relações que se estabelecem entre sujeito e objeto de conhecimento, as quais envolvem, indissociavelmente, as dimensões afetiva e cognitiva. A pesquisa foi realizada em um centro de línguas de uma universidade pública. Os resultados descrevem as atividades de ensino realizadas pela professora e as formas de participação dos estudantes, bem como suas percepções sobre elas. Os resultados indicam que a ampla variedade de atividades propostas pela professora possibilitou que os estudantes, mesmo que tivessem diferentes necessidades e expectativas, se envolvessem com o curso. A pesquisa dá indícios sobre como a relação sujeito-objeto é mediada, indicando a diversidade dessas formas de mediação na sala de aula observada, reafirmando-se a importância deste processo para construção das relações entre sujeito e objeto – as quais envolvem afeto e cognição simultaneamente.
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