DA PEDRA BRUTA À JOIA RARA, A LEITURA QUE LAPIDA, DESCOBRE, BRILHA E VALORA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74495Palavras-chave:
Mediador, Leitura, Pesquisa-ação, Ressignificação.Resumo
Este estudo busca refletir sobre a ação do mediador da leitura, que tem em suas mãos o poder de auxiliar para a formação de um leitor entendedor ou de um simples decodificador. Dessa forma, trazemos presente a discussão sobre a importância do processo de instigar os educandos à leitura possibilitando-os ver que através dela é possível compreender melhor a si mesmo e a sociedade em que se está inserido e, a partir disso, encontrar perspectivas de acesso a novos caminhos. Este trabalho se apóia em uma pesquisa-ação junto a alunos de oitavo ano de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. Em encontros mediados pela leitura, os estudantes são instigados a escrever sobre si mesmos a partir dos textos que leem. Assim, apoiados em teóricos da área da leitura como Vicent Jouve, Alberto Manguel e Michèle Petit, traçamos paralelos entre as teorias dos autores e as vivências desses jovens leitores em busca da (re)construção de si.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

