DA PEDRA BRUTA À JOIA RARA, A LEITURA QUE LAPIDA, DESCOBRE, BRILHA E VALORA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74495Palabras clave:
Mediador, Leitura, Pesquisa-ação, Ressignificação.Resumen
Este estudo busca refletir sobre a ação do mediador da leitura, que tem em suas mãos o poder de auxiliar para a formação de um leitor entendedor ou de um simples decodificador. Dessa forma, trazemos presente a discussão sobre a importância do processo de instigar os educandos à leitura possibilitando-os ver que através dela é possível compreender melhor a si mesmo e a sociedade em que se está inserido e, a partir disso, encontrar perspectivas de acesso a novos caminhos. Este trabalho se apóia em uma pesquisa-ação junto a alunos de oitavo ano de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. Em encontros mediados pela leitura, os estudantes são instigados a escrever sobre si mesmos a partir dos textos que leem. Assim, apoiados em teóricos da área da leitura como Vicent Jouve, Alberto Manguel e Michèle Petit, traçamos paralelos entre as teorias dos autores e as vivências desses jovens leitores em busca da (re)construção de si.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

