(Pré) Conceitos no ensino crítico de inglês para crianças: um estudo sobre o desenvolvimento conceitual

Authors

  • Déborah Caroline Cardoso Pereira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.74311

Keywords:

Formação Docente Crítica, Desenvolvimento Conceitual, Ensino de Inglês para Crianças

Abstract

Abordagens críticas no ensino aprendizagem de línguas e na formação docente, bem como o ensino de língua inglesa para crianças (LIC) têm sido foco de estudos mundialmente. Com o intuito de unir essas duas áreas e promover um ensino crítico de LIC, foi desenvolvido um projeto de formação inicial de professores/as que atuavam na rede municipal de ensino em Apucarana (PR). O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de desenvolvimento do conceito de ensino crítico de LIC no mencionado contexto. Para isso, discorro no capítulo teórico-metodológico acerca do desenvolvimento conceitual (VYGOTSKY, 2007; 2008) e da teoria da argumentação (LIBERALI, 2013) utilizados na análise linguística. Os dados analisados são provenientes dos encontros do projeto supracitado e explicitados na seção metodológica. Nas considerações finais retomo o processo de desenvolvimento conceitual e concluo que, neste contexto, se desenvolveu um pseudoconceito de ensino crítico de LIC, cujo sentido está relacionado a uma ferramenta para problematizar e evitar a propagação de (pré) conceitos. Como contribuição, é notável a relevância de um grupo multicultural de professores/as para uma formação conceitual significativa, assim como o equilíbrio entre fontes conceituais espontâneas e científicas. 

Published

2021-06-14

How to Cite

Cardoso Pereira, D. C. (2021). (Pré) Conceitos no ensino crítico de inglês para crianças: um estudo sobre o desenvolvimento conceitual. Revista X, 16(3), 664–686. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.74311