(Pré) Conceitos no ensino crítico de inglês para crianças: um estudo sobre o desenvolvimento conceitual
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.74311Palavras-chave:
Formação Docente Crítica, Desenvolvimento Conceitual, Ensino de Inglês para CriançasResumo
Abordagens críticas no ensino aprendizagem de línguas e na formação docente, bem como o ensino de língua inglesa para crianças (LIC) têm sido foco de estudos mundialmente. Com o intuito de unir essas duas áreas e promover um ensino crítico de LIC, foi desenvolvido um projeto de formação inicial de professores/as que atuavam na rede municipal de ensino em Apucarana (PR). O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de desenvolvimento do conceito de ensino crítico de LIC no mencionado contexto. Para isso, discorro no capítulo teórico-metodológico acerca do desenvolvimento conceitual (VYGOTSKY, 2007; 2008) e da teoria da argumentação (LIBERALI, 2013) utilizados na análise linguística. Os dados analisados são provenientes dos encontros do projeto supracitado e explicitados na seção metodológica. Nas considerações finais retomo o processo de desenvolvimento conceitual e concluo que, neste contexto, se desenvolveu um pseudoconceito de ensino crítico de LIC, cujo sentido está relacionado a uma ferramenta para problematizar e evitar a propagação de (pré) conceitos. Como contribuição, é notável a relevância de um grupo multicultural de professores/as para uma formação conceitual significativa, assim como o equilíbrio entre fontes conceituais espontâneas e científicas.
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