O LUGAR DA LÍNGUA MATERNA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: ALGUMAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74097

Palavras-chave:

Ensino de línguas estrangeiras, Representações, Papel da língua materna.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as representações dos professores de Línguas Estrangeiras (LE) a respeito do lugar da língua materna (LM) e de outras LE nas atividades docentes. Para isso, aplicamos um questionário elaborado na plataforma do Google Docs (Formulários Google), que foi enviado para o e-mail dos participantes desta investigação, em todo os estados do Brasil. Portanto, nossa pesquisa é de levantamento e o corpuspara a análise é constituído por 167 questionários. Os participantes são professores de oito línguas distintas (inglês, francês, espanhol, português, italiano, alemão, russo e língua brasileira de sinais - LIBRAS). Nossa análise foi realizada à luz de fundamentos da psicologia social, com base em Moscovici (2007);na sociolinguística, com Castellotti e Moore (2002), e na Didática de Línguas, com base em De Carlo (2011) e Coste, Moore e Zarate ([1997] 2009). Os resultados demonstram que, mesmo que alguns professores tenham certo bloqueio ou resistência em se apoiar na LM, a maioria reconhece a importância do papel desta e de outras LE, sobretudo as românicas, nas atividades em sala de aula, o que é relevante, em se tratando do nosso contexto linguístico de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Emerson Patrício de Morais Filho, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e ensino-PPGLE (UFCG). Graduado em Letras-Francês pela UFPB (2014).

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 -Vincennes-Saint Denis (2013). Professora Associada na Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na graduação em Letras- Língua Portuguesa e Língua Francesa (curso do qual foi coordenadora de novembro de 2012 a janeiro de 2016) e na Pós-Graduação em Linguagem e Ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literaturas de Língua Francesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Estudos da relação entre língua e literatura, confluindo para literatura comparada e interculturalidade; literaturas francófonas e africanas; formação de leitores de textos literários em língua estrangeira e materna; intercompreensão de línguas românicas; didática de línguas e ensino de FLE (crianças e adultos). É tutora do PET-Letras desde julho de 2012.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

de Morais Filho, E. P., & Pinheiro-Mariz, J. (2020). O LUGAR DA LÍNGUA MATERNA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: ALGUMAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES. Revista X, 15(7), 138–162. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74097

Edição

Seção

Artigos para número atemático