A REPRESENTAÇÃO ESCRITA DE RUÍDOS E DE AÇÕES EM CHARGES E EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.72766

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Charges, Escrita, Interjeição, Sons, Ações.

Resumo

Os sistemas de escrita escrevem palavras fixadas pela ortografia. Contudo, mesmo tendo uma forma ortográfica, as interjeições dificilmente são aceitas como palavras iguais às demais que constam dos dicionários. As interjeições são representações onomatopaicas de sons, ações e de sentimentos. Mas, as interjeições não são suficientes para essa finalidade, fazendo com que surjam onomatopeias mais ou menos à vontade dos escritores e dos artistas. Uma vez que o uso dessas formas de escrita tem sido disseminado ao longo da história literária e, mais recentemente, em charges, HQs e através da Internet, podemos reconhecer uma tradição no uso de certas palavras desse tipo. Um estudo linguístico desse problema mostra a natureza, as funções e os usos dessas palavras onomatopaicas e de palavras que se referem a sons, ruídos, ações e sentimentos em contextos especiais onde encontramos também desenhos, como nas charges e nas HQs.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Cagliari, Universidade Estadual Paulista. UNESP. Faculdade de Ciências e Letras. Câmpus de Araraquara. Departamento de Linguística.

Professor Titular aposentado da UNICAMP, IEL/DL. Professor aposentado colaborador Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa, UNESP/FCL/DL/Campus de Araraquara.

Mestre em Linguística pela UNICAMP 1994.

Ph.D in Linguistics. Edinburgh Un. 1978

Pós-Doutorado SOAS, London Un.

Pós-Doutorado Oxford Un. 

Áreas de interesse acadêmico: Linguística, Fonética, Fonologia, Semântica Cognitiva, Alfabetização, Sistemas de Escrita.

Downloads

Publicado

2020-06-25

Como Citar

Cagliari, L. C. (2020). A REPRESENTAÇÃO ESCRITA DE RUÍDOS E DE AÇÕES EM CHARGES E EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Revista X, 15(2), 12–29. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.72766