A REPRESENTAÇÃO ESCRITA DE RUÍDOS E DE AÇÕES EM CHARGES E EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.72766Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Charges, Escrita, Interjeição, Sons, Ações.Resumo
Os sistemas de escrita escrevem palavras fixadas pela ortografia. Contudo, mesmo tendo uma forma ortográfica, as interjeições dificilmente são aceitas como palavras iguais às demais que constam dos dicionários. As interjeições são representações onomatopaicas de sons, ações e de sentimentos. Mas, as interjeições não são suficientes para essa finalidade, fazendo com que surjam onomatopeias mais ou menos à vontade dos escritores e dos artistas. Uma vez que o uso dessas formas de escrita tem sido disseminado ao longo da história literária e, mais recentemente, em charges, HQs e através da Internet, podemos reconhecer uma tradição no uso de certas palavras desse tipo. Um estudo linguístico desse problema mostra a natureza, as funções e os usos dessas palavras onomatopaicas e de palavras que se referem a sons, ruídos, ações e sentimentos em contextos especiais onde encontramos também desenhos, como nas charges e nas HQs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.