RELAÇÕES DE SABER-PODER E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DEPENDENTE DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.72359

Palavras-chave:

Dependência digital, Mídias digitais, Poder, Saber.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o discurso sobre o dependente digital, percebendo como os saberes e poderes atravessam a relação do sujeito com as mídias digitais. Para tanto, ancoramo-nos nas teorizações foucaultianas, sendo as reflexões desse estudioso essenciais para que possamos compreender os efeitos de sentido do discurso sobre o dependente digital. São noções como discurso, enunciado, saber, (bio)poder e biopolítica que nortearam nosso olhar sobre as materialidades estudadas. Nesse sentido, tomamos como corpus duas reportagens que circularam nas mídias digitais em diferentes portais de notícias. Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativa, de abordagem qualitativa. Destarte, as análises assinalam que o discurso sobre o vício em Internet mobiliza saberes que objetivam o sujeito, ao nomear determinados hábitos como um vício, de modo a enxertar o sujeito no lugar do doente. Emergem, com isso, estratégias biopolíticas que visam a conduzir as práticas do sujeito no uso da Internet. Portanto, as instâncias de saber-poder buscam que os sujeitos atinjam um padrão de normalidade.

Biografia do Autor

Luan Alves Monteiro Carlos

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Alves Monteiro Carlos, L., & Vieira da Silva, F. (2020). RELAÇÕES DE SABER-PODER E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DEPENDENTE DIGITAL. Revista X, 15(3), 27–47. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.72359

Edição

Seção

Artigos para número atemático