ABORDAGEM (MAL)HUMORADA: QUADRINHOS DE HUMOR EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS

Ilka de Oliveira Mota

Resumo


O artigo traz resultados de nossa pesquisa sobre os modos de abordagem dos quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira (LE), erigindo uma reflexão crítica sobre o livro didático, mais exatamente sobre o modo de tratamento do gênero quadrinhos de humor. Para isso, apoiamo-nos na Análise de Discurso na interface com os estudos de Freud (1905) sobre a comicidade. Analisamos dois recortes feitos a partir de dois livros didáticos de inglês que tiveram circulação na cidade de Campinas e região. Tais recortes são exemplificadores do tipo de abordagem reservada aos quadrinhos de humor, o que nos permite compreender a concepção de língua e de ensino que atravessam o corpus em análise.


Palavras-chave


Livro Didático; Inglês; Humor; Abordagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71852

Revista X. ISSN: 1980-0614