ABORDAGEM (MAL)HUMORADA: QUADRINHOS DE HUMOR EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS

Autores

  • Ilka de Oliveira Mota Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71852

Palavras-chave:

Livro Didático, Inglês, Humor, Abordagem.

Resumo

O artigo traz resultados de nossa pesquisa sobre os modos de abordagem dos quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira (LE), erigindo uma reflexão crítica sobre o livro didático, mais exatamente sobre o modo de tratamento do gênero quadrinhos de humor. Para isso, apoiamo-nos na Análise de Discurso na interface com os estudos de Freud (1905) sobre a comicidade. Analisamos dois recortes feitos a partir de dois livros didáticos de inglês que tiveram circulação na cidade de Campinas e região. Tais recortes são exemplificadores do tipo de abordagem reservada aos quadrinhos de humor, o que nos permite compreender a concepção de língua e de ensino que atravessam o corpus em análise.

Biografia do Autor

Ilka de Oliveira Mota, Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino

Centro de Ciência da Natureza (CCN)

Downloads

Publicado

2020-06-25

Como Citar

Mota, I. de O. (2020). ABORDAGEM (MAL)HUMORADA: QUADRINHOS DE HUMOR EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS. Revista X, 15(2), 96–117. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71852