Open Journal Systems

“ME CONTA QUAL É A DESSE CONTO”: A HISTÓRIA EM QUADRINHO NO ENSINO DE LÍNGUAS

Livia Chaves Melo

Resumo


Situada na perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, neste trabalho nosso propósito é discutir o dialogismo de Bakhtin, à luz da teoria de relações dialógicas e vozes verbais, a partir da análise de três personagens principais da História em Quadrinho (HQ) “Me conta qual é a desse conto” da Turma da Mônica. Apresentar ainda uma proposta de atividade didática para aulas de línguas na Educação Básica com base na HQ selecionada. A perspectiva dialógica bakhtiniana é utilizada como principal aporte teórico-metodológico. A análise é de natureza descritivo interpretativa e segue uma abordagem essencialmente qualitativa. Mostramos que o uso de HQ como material pedagógico em contextos de instrução é bastante proveitoso não só por sua ludicidade, mas por seus recursos multimodais, que facilitam e instigam à leitura, estudo dos conteúdos curriculares e à produção escrita.


Palavras-chave


Ensino de Línguas; História em Quadrinho; Dialogismo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71334