“ME CONTA QUAL É A DESSE CONTO”: A HISTÓRIA EM QUADRINHO NO ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71334

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, História em Quadrinho, Dialogismo.

Resumo

Situada na perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, neste trabalho nosso propósito é discutir o dialogismo de Bakhtin, à luz da teoria de relações dialógicas e vozes verbais, a partir da análise de três personagens principais da História em Quadrinho (HQ) “Me conta qual é a desse conto” da Turma da Mônica. Apresentar ainda uma proposta de atividade didática para aulas de línguas na Educação Básica com base na HQ selecionada. A perspectiva dialógica bakhtiniana é utilizada como principal aporte teórico-metodológico. A análise é de natureza descritivo interpretativa e segue uma abordagem essencialmente qualitativa. Mostramos que o uso de HQ como material pedagógico em contextos de instrução é bastante proveitoso não só por sua ludicidade, mas por seus recursos multimodais, que facilitam e instigam à leitura, estudo dos conteúdos curriculares e à produção escrita.

Biografia do Autor

Livia Chaves Melo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui Licenciatura dupla em Letras Mestrado em Ensino de Língua e Literatura  e Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Câmpus Universitário de  Porto Nacional. Atua no campo da Linguística Aplicada, tendo interesse principalmente pelos seguintes temas: Formação de professores, Estudos do Letramento, Avaliação ou elaboração de materiais didáticos, Gêneros do discurso/gêneros textuais.

Downloads

Publicado

2020-06-25

Como Citar

Melo, L. C. (2020). “ME CONTA QUAL É A DESSE CONTO”: A HISTÓRIA EM QUADRINHO NO ENSINO DE LÍNGUAS. Revista X, 15(2), 118–152. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71334