“ME CONTA QUAL É A DESSE CONTO”: A HISTÓRIA EM QUADRINHO NO ENSINO DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71334Palavras-chave:
Ensino de Línguas, História em Quadrinho, Dialogismo.Resumo
Situada na perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, neste trabalho nosso propósito é discutir o dialogismo de Bakhtin, à luz da teoria de relações dialógicas e vozes verbais, a partir da análise de três personagens principais da História em Quadrinho (HQ) “Me conta qual é a desse conto” da Turma da Mônica. Apresentar ainda uma proposta de atividade didática para aulas de línguas na Educação Básica com base na HQ selecionada. A perspectiva dialógica bakhtiniana é utilizada como principal aporte teórico-metodológico. A análise é de natureza descritivo interpretativa e segue uma abordagem essencialmente qualitativa. Mostramos que o uso de HQ como material pedagógico em contextos de instrução é bastante proveitoso não só por sua ludicidade, mas por seus recursos multimodais, que facilitam e instigam à leitura, estudo dos conteúdos curriculares e à produção escrita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.