“ME CONTA QUAL É A DESSE CONTO”: A HISTÓRIA EM QUADRINHO NO ENSINO DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71334Palabras clave:
Ensino de Línguas, História em Quadrinho, Dialogismo.Resumen
Situada na perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, neste trabalho nosso propósito é discutir o dialogismo de Bakhtin, à luz da teoria de relações dialógicas e vozes verbais, a partir da análise de três personagens principais da História em Quadrinho (HQ) “Me conta qual é a desse conto” da Turma da Mônica. Apresentar ainda uma proposta de atividade didática para aulas de línguas na Educação Básica com base na HQ selecionada. A perspectiva dialógica bakhtiniana é utilizada como principal aporte teórico-metodológico. A análise é de natureza descritivo interpretativa e segue uma abordagem essencialmente qualitativa. Mostramos que o uso de HQ como material pedagógico em contextos de instrução é bastante proveitoso não só por sua ludicidade, mas por seus recursos multimodais, que facilitam e instigam à leitura, estudo dos conteúdos curriculares e à produção escrita.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

