EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA LEITURA CRÍTICA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA PERSPECTIVA DE REPERTÓRIOS TRANSLÍNGUES
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i1.70594Palavras-chave:
Educação Linguística Bilíngue, Base Nacional Comum Curricular, Repertórios Translíngues, Translinguagem.Resumo
Considerando o texto oficial da Base Nacional Comum Curricular brasileira e suas colocações a respeito da área de Linguagens e do componente de Língua Inglesa para os anos finais do Ensino Fundamental II (BRASIL, 2017), o presente artigo busca construir uma leitura crítica dos preceitos, acepções e ideias que são tecidas em sua redação, analisando-os em diálogo com a noção de repertórios translíngues (CANAGARAJAH, 2013; GARCÍA, 2009; GARCÍA & LIN, 2016; GARCÍA & WEI, 2014; WEI, 2017) e uma abordagem que promova uma educação linguística bilíngue realmente integral e com vistas à formação crítica (FREIRE, 1983; LUKE, 2013; MILLS, 2016; PENNYCOOK, 2018; PINHEIRO, 2018) das crianças e dos adolescentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

