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EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA LEITURA CRÍTICA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA PERSPECTIVA DE REPERTÓRIOS TRANSLÍNGUES

Giovanna Bertonha

Resumo


Considerando o texto oficial da Base Nacional Comum Curricular brasileira e suas colocações a respeito da área de Linguagens e do componente de Língua Inglesa para os anos finais do Ensino Fundamental II (BRASIL, 2017), o presente artigo busca construir uma leitura crítica dos preceitos, acepções e ideias que são tecidas em sua redação, analisando-os em diálogo com a noção de repertórios translíngues (CANAGARAJAH, 2013; GARCÍA, 2009; GARCÍA & LIN, 2016; GARCÍA & WEI, 2014; WEI, 2017) e uma abordagem que promova uma educação linguística bilíngue realmente integral e com vistas à formação crítica (FREIRE, 1983; LUKE, 2013; MILLS, 2016; PENNYCOOK, 2018; PINHEIRO, 2018) das crianças e dos adolescentes.


Palavras-chave


Educação Linguística Bilíngue; Base Nacional Comum Curricular; Repertórios Translíngues; Translinguagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i1.70594