EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA LEITURA CRÍTICA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA PERSPECTIVA DE REPERTÓRIOS TRANSLÍNGUES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i1.70594

Palavras-chave:

Educação Linguística Bilíngue, Base Nacional Comum Curricular, Repertórios Translíngues, Translinguagem.

Resumo

Considerando o texto oficial da Base Nacional Comum Curricular brasileira e suas colocações a respeito da área de Linguagens e do componente de Língua Inglesa para os anos finais do Ensino Fundamental II (BRASIL, 2017), o presente artigo busca construir uma leitura crítica dos preceitos, acepções e ideias que são tecidas em sua redação, analisando-os em diálogo com a noção de repertórios translíngues (CANAGARAJAH, 2013; GARCÍA, 2009; GARCÍA & LIN, 2016; GARCÍA & WEI, 2014; WEI, 2017) e uma abordagem que promova uma educação linguística bilíngue realmente integral e com vistas à formação crítica (FREIRE, 1983; LUKE, 2013; MILLS, 2016; PENNYCOOK, 2018; PINHEIRO, 2018) das crianças e dos adolescentes.

Biografia do Autor

Giovanna Bertonha, UNICAMP

Licenciada em Letras - Português/Inglês pelo Centro Universitário Padre Anchieta e Mestranda em Linguística Aplicada (área de concentração: ensino linguístico) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (início em janeiro de 2019).

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

Bertonha, G. (2020). EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA LEITURA CRÍTICA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA PERSPECTIVA DE REPERTÓRIOS TRANSLÍNGUES. Revista X, 15(1), 227–246. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i1.70594