A PESQUISA QUANTITATIVA NA SALA DE AULA DE ESPANHOL: A ANÁLISE DE UM ESTUDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.69061

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Espanhol, Instrução com foco na forma.

Resumo

O objetivo deste estudo é focalizar na investigação recente sobre o efeito e a durabilidade da intervenção instrucional na aprendizagem do presente do subjuntivo em orações temporais com cuando na língua espanhola como língua estrangeira. Pretendemos divulgar procedimentos específicos de pesquisa quantitativa na sala de aula de língua estrangeira e caracterizar o estudo sob análise tendo em vista questões metodológicas e conceitos relacionados à Instrução com Foco na Forma. Concluímos que o estudo quase-experimental (SPADA; LIGHTBOWN, 1997; DÖRNYEI, 2007) revisado apresentou intervenção instrucional explícita, isolada e baseada na produção. Além disso, observamos a estreita relação entre tipo de tarefa e conhecimento linguístico. Também pudemos verificar que o conceito de efeito duradouro é variável em função do tipo de dados que é submetido a tratamento estatístico.       

Biografia do Autor

Eduardo de Oliveira Dutra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS)

Professor da Universidade Federal dp Pampa

Gisele Benck de Moraes, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Linguística Aplicada pela universidade do vale do Rio do Sinos. Professora de Espanhol da UPF.

Marília dos Santos Lima, Universidade do Vale do Rio do Sinos

Doutorado em Ciência Linguística (Linguística Aplicada) pela University of Reading, Inglaterra (1993). Tem pós-doutorado (2002) em Lingüística Aplicada pelo Modern Language Center do Ontario Institute for Studies in Education da Universidade de Toronto, Canadá. É professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

 

 

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

de Oliveira Dutra, E., Benck de Moraes, G., & dos Santos Lima, M. (2019). A PESQUISA QUANTITATIVA NA SALA DE AULA DE ESPANHOL: A ANÁLISE DE UM ESTUDO. Revista X, 14(6), 178–202. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.69061

Edição

Seção

Artigos para número atemático