A construção do referente no gênero textual charge
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68757Palabras clave:
gêneros textuais, charge, referenciação, construção de sentidoResumen
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o processo de construção de referentes em charges. Inicialmente, foi feita uma abordagem dos gêneros textuais e, posteriormente, um recorte no gênero charge, com o intuito de analisar sua configuração e funcionamento. O passo seguinte foi explicitar algumas estratégias de referenciação e analisar a construção do referente em charges selecionadas da Web. Ancorado em uma perspectiva teórica de Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), entre outros, este trabalho possibilitou rever conceitos e identificar como os objetos do mundo físico são levados para o plano discursivo durante a interação do sujeito com o outro e com a sua realidade. Como a charge origina-se na esfera jornalística, seu conteúdo está sempre ligado a um fato ocorrido na sociedade em uma dada época, sendo, portanto, um gênero efêmero, exigindo do leitor um conhecimento prévio acerca do assunto tratado. A partir de recursos imagéticos e linguísticos, o chargista re(constrói) um fato e emite um juízo de valor de acordo com suas crenças e seus conhecimentos de mundo. Nas análises propostas, buscou-se analisar como os referentes foram construídos a partir do ponto de vista do autor e o efeito de sentido que podem promover.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

