A construção do referente no gênero textual charge
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68757Palavras-chave:
gêneros textuais, charge, referenciação, construção de sentidoResumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o processo de construção de referentes em charges. Inicialmente, foi feita uma abordagem dos gêneros textuais e, posteriormente, um recorte no gênero charge, com o intuito de analisar sua configuração e funcionamento. O passo seguinte foi explicitar algumas estratégias de referenciação e analisar a construção do referente em charges selecionadas da Web. Ancorado em uma perspectiva teórica de Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), entre outros, este trabalho possibilitou rever conceitos e identificar como os objetos do mundo físico são levados para o plano discursivo durante a interação do sujeito com o outro e com a sua realidade. Como a charge origina-se na esfera jornalística, seu conteúdo está sempre ligado a um fato ocorrido na sociedade em uma dada época, sendo, portanto, um gênero efêmero, exigindo do leitor um conhecimento prévio acerca do assunto tratado. A partir de recursos imagéticos e linguísticos, o chargista re(constrói) um fato e emite um juízo de valor de acordo com suas crenças e seus conhecimentos de mundo. Nas análises propostas, buscou-se analisar como os referentes foram construídos a partir do ponto de vista do autor e o efeito de sentido que podem promover.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.