GÊNERO REDAÇÃO NO ENEM: DO LETRAMENTO À INTERDISCURSIVIDADE ENTRE AUTOR E REVISOR

Autores

  • Jonathan Bernardo Menger PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68670

Resumo

o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dispõe de importante relevância ao se tratar do ingresso de estudantes de Ensino Médio no Ensino Superior. Na capacitação contínua do aluno para a prova, o letramento é um fator primordial na construção do conhecimento sobre leitura e produção textual. Sendo assim, o presente artigo objetiva levantar possibilidades de analisar esse gênero por meio da teoria discursiva bakhtiniana, no que tange aos critérios de avaliação imbricados nas cinco competências contempladas no Exame, uma vez que discurso e gênero estão entrelaçados nos estudos sobre dialogismo. Por fim, é possível conceber a existência de relações interdiscursivas entre o aluno produtor e o professor revisor, à medida que se estabelece entre eles uma relação ativo-responsiva daquilo que se pretende e se faz com o texto, o qual se veicula sob determinados critérios de organização. Desta forma, é possível concluir que analisar um corpus por meio da teoria dialógica do discurso oportuniza observar essa atividade como algo não pronto, mas em constante processo de criação, uma vez que as interações interdiscursivas são concretas e heterogêneas. Além disso, o conhecimento desse recorte teórico pode possibilitar práticas pedagógicas mais eficientes ao trabalho docente nas áreas do conhecimento que abrangem essas especificidades.

Biografia do Autor

Jonathan Bernardo Menger, PUCRS

PPGLetras - Escola de Humanidades

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Menger, J. B. (2019). GÊNERO REDAÇÃO NO ENEM: DO LETRAMENTO À INTERDISCURSIVIDADE ENTRE AUTOR E REVISOR. Revista X, 14(6), 242–254. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68670

Edição

Seção

Artigos para número atemático