UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68177

Palavras-chave:

Ensino Transformador, Justiça Social, Literatura Infantil, Pedagogia Crítica.

Resumo

Este artigo busca discutir o papel da escola e dos educadores frente a um novo comportamento social dos aprendizes possibilitado pela globalização, bem como relatar a experiência pessoal da autora deste texto, ao realizar uma atividade com seus alunos do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG no segundo semestre de 2018. A atividade propunha que os alunos criassem livros de literatura infantil para serem doados para as escolas públicas. O artigo traz o detalhamento da atividade desenvolvida, bem como as impressões registradas ao longo do processo quanto ao cumprimento da proposta de se trabalhar sob o viés da pedagogia crítica (PENNYCOOK, 1994), na busca pelo desenvolvimento dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996) visando a um ensino transformador (KALANTZIS, 2006; COPE; KALANTZIS, 2008). A proposta resultou na confecção de 29 livros infantis cuidadosamente elaborados para serem doados às escolas públicas da cidade. As obras dividiram-se em 10 sub-temas, a partir da temática diversidade. Os estudantes mostraram-se engajados e motivados, o que resultou em um trabalho de grande relevância para a comunidade escolar local.

Biografia do Autor

Míriam Rabelo Gontijo, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Gontijo, M. R. (2019). UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL. Revista X, 14(6), 87–106. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68177

Edição

Seção

Artigos para número atemático