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UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL

Míriam Rabelo Gontijo

Resumo


Este artigo busca discutir o papel da escola e dos educadores frente a um novo comportamento social dos aprendizes possibilitado pela globalização, bem como relatar a experiência pessoal da autora deste texto, ao realizar uma atividade com seus alunos do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG no segundo semestre de 2018. A atividade propunha que os alunos criassem livros de literatura infantil para serem doados para as escolas públicas. O artigo traz o detalhamento da atividade desenvolvida, bem como as impressões registradas ao longo do processo quanto ao cumprimento da proposta de se trabalhar sob o viés da pedagogia crítica (PENNYCOOK, 1994), na busca pelo desenvolvimento dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996) visando a um ensino transformador (KALANTZIS, 2006; COPE; KALANTZIS, 2008). A proposta resultou na confecção de 29 livros infantis cuidadosamente elaborados para serem doados às escolas públicas da cidade. As obras dividiram-se em 10 sub-temas, a partir da temática diversidade. Os estudantes mostraram-se engajados e motivados, o que resultou em um trabalho de grande relevância para a comunidade escolar local.

Palavras-chave


Ensino Transformador; Justiça Social; Literatura Infantil; Pedagogia Crítica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68177