PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS POR MEIO DOS SUBPROJETOS DE INGLÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.67772

Palavras-chave:

formação de professores, Pibid, Residência Pedagógica, inglês

Resumo

A maioria dos cursos de formação de professores concentra as horas de estágio supervisionado nos semestres finais da graduação. É nesse momento que os professores em formação construirão, de forma sistematizada, o conhecimento sobre ensinar e aprender uma língua a partir da relação que estabelecerão entre seus conhecimentos prévios e as trocas com o professor de estágio supervisionado, o professor da escola parceira, os alunos, e todos os elementos do contexto escolar. Em 2018, a CAPES lançou dois editais de projetos voltados para a formação de professores: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica (RP). Com o objetivo de entender como as propostas dos editais foram materializadas na Universidade Federal de Sergipe e como estas influenciam na formação de professores de línguas para a educação básica, especialmente, de inglês, neste artigo são discutidos os seguintes aspectos: a concepção de formação de professor; o papel do coordenador de área, do professor supervisor e do professor em formação; e as influências das propostas do Pibid e do RP na formação de professores de línguas. Análises preliminares apontam para uma ampliação dos processos de formação em virtude das possibilidades abertas pelos dois programas.

Biografia do Autor

Ana Karina de Oliveira Nascimento, UFS

Graduada em Letras (Português/Inglês) - Universidade Federal de Sergipe - UFS, especialista em Ensino de Inglês (UFMG), mestre em Educação (UFS) e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), sendo bolsista CNPq de doutorado no Brasil. Foi bolsista Capes/Fulbright de doutorado sanduíche na Montclair State University, em Montclair, New Jersey, EUA, durante 9 meses, sob orientação da profa. Michele Knobel. Professora efetiva da UFS (Departamento de Letras Estrangeiras). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, formação de professores e letramentos digitais.

Maria Amália Vargas Façanha, UFS

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Letras Português/Inglês (UFS) e Mestre em Educação (UFS) na linha de pesquisa Novas Tecnologias, Educação e Trabalho. Doutora em Educação (UFS) desenvolvendo pesquisa na área de formação de professores de inglês com doutorado sanduíche no país na Universidade de São Paulo com bolsa CNPq. Atua com formação de professores na área de ensino de língua inglesa e suas literaturas. Desenvolve pesquisas e ações de extensão com o foco no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, sob as perspectivas das teorias dos novos letramentos e multiletramentos.

Marlene de Almeida Augusto de Souza, UFS

Graduada em Letras – Faculdade Ibero Americana (1993), mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês – Universidade de São Paulo (2003/2011). Foi professora de escolas públicas de São Paulo durante 20 anos e professora de inglês e prática de ensino em cursos de Letras em instituições particulares por 15 anos. Durante dois anos e meio foi professora de inglês da FATEC-Carapicuíba. Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe lecionando Metodologia de Ensino e Estágio Supervisionado de Inglês. Pesquisa os seguintes temas: multiletramentos críticos, ensino de língua estrangeira, escola pública, formação (continuada) de professores.

marlenesouza04@yahoo.com.br

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Publicado

2019-11-26

Como Citar

Nascimento, A. K. de O., Façanha, M. A. V., & Souza, M. de A. A. de. (2019). PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS POR MEIO DOS SUBPROJETOS DE INGLÊS. Revista X, 14(5), 106–125. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.67772