Open Journal Systems

PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS POR MEIO DOS SUBPROJETOS DE INGLÊS

Ana Karina de Oliveira Nascimento, Maria Amália Vargas Façanha, Marlene de Almeida Augusto de Souza

Resumo


A maioria dos cursos de formação de professores concentra as horas de estágio supervisionado nos semestres finais da graduação. É nesse momento que os professores em formação construirão, de forma sistematizada, o conhecimento sobre ensinar e aprender uma língua a partir da relação que estabelecerão entre seus conhecimentos prévios e as trocas com o professor de estágio supervisionado, o professor da escola parceira, os alunos, e todos os elementos do contexto escolar. Em 2018, a CAPES lançou dois editais de projetos voltados para a formação de professores: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica (RP). Com o objetivo de entender como as propostas dos editais foram materializadas na Universidade Federal de Sergipe e como estas influenciam na formação de professores de línguas para a educação básica, especialmente, de inglês, neste artigo são discutidos os seguintes aspectos: a concepção de formação de professor; o papel do coordenador de área, do professor supervisor e do professor em formação; e as influências das propostas do Pibid e do RP na formação de professores de línguas. Análises preliminares apontam para uma ampliação dos processos de formação em virtude das possibilidades abertas pelos dois programas.


Palavras-chave


formação de professores; Pibid; Residência Pedagógica; inglês

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i5.67772