"FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES NO BRASIL: UFPR – OTTERBEIN” – UMA BREVE ANÁLISE

Autores

  • Patricia Helena Haas de Macedo UFPR - Mestranda em Letras e Membro do GPLEM SME Curitiba - Professora de Língua Inglesa EF2 Colégio Positivo - Professora de Língua Inglesa EF1 https://orcid.org/0000-0003-4742-8613

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.67559

Palavras-chave:

formação compartilhada, co-teaching, língua estrangeira, escolas públicas

Resumo

Este artigo pretende descrever e analisar o Programa “Formação compartilhada de professores no Brasil: UFPR – OTTERBEIN”. A formação continuada de professores atrelada ao processo de co-teaching (ensino colaborativo) é uma tendência que vem ganhando muitos adeptos recentemente. Promover integração e formação compartilhada entre professores de escolas públicas de Curitiba e do Condado de Olentangy em Ohio/EUA não foi apenas uma iniciativa inovadora e de interesse pedagógico atual, mas também se tornou um grande incentivo para que melhores práticas docentes pudessem ocorrer nos diferentes contextos envolvidos. Assim, este artigo propõe, na primeira seção, apontar algumas considerações iniciais acerca do processo de co-teaching e formação compartilhada; na segunda seção,descrever o programa desde seu início em novembro de 2017 até a finalização em julho de 2018; na terceira seção, relatar e analisar algumas experiências compartilhadas por três professoras participantes do programa; na quarta e última seção, tecer algumas considerações finais acerca desta iniciativa promovida em parceira com o NAP/UFPR, DELEM/UFPR, DTPEN/UFPR e Universidade de Otterbein em Ohio/EUA.

Biografia do Autor

Patricia Helena Haas de Macedo, UFPR - Mestranda em Letras e Membro do GPLEM SME Curitiba - Professora de Língua Inglesa EF2 Colégio Positivo - Professora de Língua Inglesa EF1

Professora de Língua Inglesa - SME Curitiba e Colégio Positivo

Mestranda em Letras - UFPR

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Publicado

2019-11-26

Como Citar

Macedo, P. H. H. de. (2019). "FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES NO BRASIL: UFPR – OTTERBEIN” – UMA BREVE ANÁLISE. Revista X, 14(5), 265–290. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.67559