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FILHOS OUVINTES DE PAIS SURDOS: LINGUAGEM, IDENTIDADE(S) E ESCOLARIDADE

Eliziane Manosso Streiechen, Cibele Krause-Lemke, Gilmar de Carvalho Cruz

Resumo


RESUMO: Desde a oficialização da Libras (BRASIL, 2002) e com o advento da inclusão dos alunos surdos nas salas de aula, a maioria dos estudos passou a focar o sujeito surdo, com ênfase na aquisição da linguagem, escolaridade entre outros aspectos biopsicossociais que permeiam essa população. No entanto, há segmentos envolvidos diretamente no contexto da surdez que quase não figuram nas pesquisas: os filhos ouvintes de pais surdos. Há muitos aspectos a serem desvendados sobre eles, visto que vivenciam situações cotidianas muito singulares. Neste artigo, abordam-se questões identitárias, linguísticas e escolares que, de alguma forma, trazem implicações para a vida desses sujeitos. Destaca-se que a maioria dos filhos ouvintes torna-se bilíngue e isso pode gerar certas dificuldades na aquisição da linguagem escrita. A maioria dos filhos torna-se ‘intérpretes’ de seus pais surdos. Alguns podem apresentar problemas emocionais, sociais, escolares e outros.

 

 


Palavras-chave


PALAVRAS-CHAVE: Filhos ouvintes de pais surdos; Identidade; Libras; Surdos; Coda.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66076