A linguagem não-binária na língua portuguesa: possibilidades e reflexões making herstory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66071

Palavras-chave:

linguagem não-binária, performatividade, rizoma, letramento crítico, letramentos múltiplos

Resumo

Este trabalho tece uma reflexão acerca de uma nova forma de linguagem aplicada na língua portuguesa em que, ao contrário das práticas empregadas no discurso, referidas aos sujeitos, uma forma que não marque exclusivamente um gênero binário. Ao comentar sobre essa linguagem, advinda de pessoas que não se auto identificam com o binário de gênero, os pronomes da língua portuguesa podem não os representar. Ao comentar sobre ela, faremos uso dessa marca de linguagem, portanto, trazemos uma perspectiva rizomática (DELEUZE & GUATTARI, 1995) para essa reflexão, assim como abordagens dos Letramentos Múltiplos (LEANDER & BOLDT, 2012; MASNY, 2012) e do Letramento Crítico (JORDÃO, 2013) em uma apresentação performativa e subversiva (BUTLER, 2013).

Biografia do Autor

Heliton Diego Lau, Universidade Federal do Paraná

É graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2013), especialista em Educação Especial com Ênfase em Libras pelo Instituto Superior de Aprendizagem Multidisciplinar - ISAM (2015) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade, na área de Linguagem, Identidade e Subjetividade, seguindo a linha de pesquisa Subjetividade, Texto e Ensino pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2016). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - de língua inglesa sob o título "Vivenciando a prática pedagógica: a escola como espaço de formação profissional e cidadã" (2012-2013). Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Estudos Linguísticos, seguindo a linha de pesquisa Linguagens e Práticas Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), membro do grupo interinstitucional de pesquisas "Estudos do texto e do discurso: entrelaçamentos teóricos e analíticos" (UFPR-UNICENTRO) e professor visitante no ISAM e nas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, identidade de gênero, estudos culturais, teoria queer, identidade surda e cultura surda.

Gabriel Jean Sanches, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em LETRAS pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Licenciado em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (2014). Foi bolsista PIBID com o subprojeto A WORLD OF ENGLISHES. Atualmente trabalha como professor de Língua Inglesa no programa da UNESPAR o Paraná fala Idiomas no Campus Paranaguá e também atua como orientador pedagógico do Programa de Línguas estrangeiras da UNESPAR (PROLEN). Participa do grupo de pesquisa GEPLEM no Sept. coordenado pela professora Dra. Adriana Sambugaro de Mattos Brahim. Interessado nos estudos de concepção de língua, Multiletramentos com ênfase nos novos Letramentos e Letramento Crítico.

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Publicado

2019-09-16

Como Citar

Lau, H. D., & Sanches, G. J. (2019). A linguagem não-binária na língua portuguesa: possibilidades e reflexões making herstory. Revista X, 14(4), 87–106. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66071