“PASSAR A VISÃO”: REFLEXÕES SOBRE ACOLHIMENTO PELO ENSINO DO PORTUGUÊS DO BRASIL A REFUGIADOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.65952Palabras clave:
Ensino de Português para Refugiados, Linguística Aplicada, Formação de Professores de LínguasResumen
O presente artigo tem por objetivo traçar um histórico do projeto desenvolvido pela Cáritas RJ e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), cuja principal finalidade é oferecer o ensino de português a falantes de outras línguas que se encontram em situação de deslocamento dito enquanto forçado ou necessário. Este trabalho focaliza a experiência de utilização de uma unidade do material didático desenvolvido para o curso, discutindo os efeitos de sentidos movimentados a partir dessa atividade. O diálogo aqui empreendido procura se alinhar à perspectiva Indisciplinar da Linguística Aplicada, de modo a dar maior visibilidade − ou “passar a visão” − sobre um trabalho que vem sendo direcionado aos solicitantes de refúgio e aos que se encontram na condição de refugiados na cidade do Rio de Janeiro. As análises serão realizadas considerando o conceito de Interculturalidade, conforme discutido por Maher (2007).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

