REAÇÕES E REFLEXÕES DE ALUNOS DE INGLÊS DURANTE A LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS ENTENDIDOS PELO VIÉS DAS PERSPECTIVAS CRÍTICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.65723Palavras-chave:
educação linguística crítica, inglês, textos imagéticosResumo
Este estudo qualitativo interpretativo se pauta pelas premissas da Educação Linguística Crítica (ELC), para apresentar e discutir como textos imagéticos foram usados em aulas de inglês para promover momentos críticos e problematizadores junto aos alunos de uma turma iniciante (1 ano e meio de estudos do idioma) de um centro de idiomas - projeto de extensão universitária em uma cidade no interior de Goiás. A partir do planejamento de aulas sob o viés da multimodalidade busca-se garantir que os alunos/as pudessem questionar e repensar sobre suas realidades por meio da língua alvo, (re)construindo sentidos a partir dos textos. No estudo ocorre a oportunização aos alunos de debater os temas, demonstrando suas reações e reflexões a textos imagéticos multimodais em sala de aula. Percebe-se, ao responder as perguntas de pesquisa, a repercussão dos textos imagéticos mais discutidos preponderantemente os que mais se relacionam com suas vivências pessoais e profissionais (fatores como idade, curso e profissão, por exemplo) foram determinantes para maior engajamento dos/as alunos/as. Desse modo, pode-se afirmar que, pelos textos imagéticos, os alunos puderam ler a si mesmos reavaliando suas atitudes contemplando o que Menezes de Souza (2011) diz por ler-se lendo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.