REAÇÕES E REFLEXÕES DE ALUNOS DE INGLÊS DURANTE A LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS ENTENDIDOS PELO VIÉS DAS PERSPECTIVAS CRÍTICAS

Autores

  • Barbra Sabota Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas.
  • Jossane Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. https://orcid.org/0000-0003-4273-9789

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.65723

Palavras-chave:

educação linguística crítica, inglês, textos imagéticos

Resumo

Este estudo qualitativo interpretativo se pauta pelas premissas da Educação Linguística Crítica (ELC), para apresentar e discutir como textos imagéticos foram usados em aulas de inglês para promover momentos críticos e problematizadores junto aos alunos de uma turma iniciante (1 ano e meio de estudos do idioma) de um centro de idiomas - projeto de extensão universitária em uma cidade no interior de Goiás. A partir do planejamento de aulas sob o viés da multimodalidade busca-se garantir que os alunos/as pudessem questionar e repensar sobre suas realidades por meio da língua alvo, (re)construindo sentidos a partir dos textos. No estudo ocorre a oportunização aos alunos de debater os temas, demonstrando suas reações e reflexões a textos imagéticos multimodais em sala de aula. Percebe-se, ao responder as perguntas de pesquisa, a repercussão dos textos imagéticos mais discutidos preponderantemente os que mais se relacionam com suas vivências pessoais e profissionais (fatores como idade, curso e profissão, por exemplo) foram determinantes para maior engajamento dos/as alunos/as. Desse modo, pode-se afirmar que, pelos textos imagéticos, os alunos puderam ler a si mesmos reavaliando suas atitudes contemplando o que Menezes de Souza (2011) diz por ler-se lendo.

Biografia do Autor

Barbra Sabota, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas.

Graduada em Letras Português – Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1998). Mestre (2002) e doutora (2008) em Letras e linguística pela Faculdade de Letras da UFG. Pós doutora (2014) em Linguística Aplicada pela UnB.  Professora e pesquisadora no curso de Letras e no programa de pós graduação Stricto Sensu em Educação Linguagem e Tecnologias da  Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Email: barbrasabota@gmail.com

Jossane Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas.

Graduada em Letras (2019) pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Aluna de especialização do curso de Docência em Língua Inglesa na UniEVANGÉLICA - Centro Universitário. Professora de inglês na escola What's up Language Course. Email: jossoliveira@live.com

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Sabota, B., & Oliveira, J. R. de. (2019). REAÇÕES E REFLEXÕES DE ALUNOS DE INGLÊS DURANTE A LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS ENTENDIDOS PELO VIÉS DAS PERSPECTIVAS CRÍTICAS. Revista X, 14(5), 222–243. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.65723