GÊNERO MULTIMODAL: A CAMPANHA PUBLICITÁRIA COMO FERRAMENTA ARGUMENTATIVA DE MÚLTIPLOS DISCURSOS CRÍTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.65582Palavras-chave:
Campanha Publicitária, Multimodalidade, Consumismo, Prática SocialResumo
No presente trabalho, propomos um estudo sobre o gênero campanha publicitária, cujo objetivo é utilizá-lo como instrumento para descrição, interpretação e problematização dos recursos semióticos utilizados como força da comunicação pela imagem. Busca compreender o indivíduo em suas relações com seus próprios desejos e motivações, ressaltando, assim, a necessidade cada vez mais urgente de um letramento multimodal para a compreensão e estudo dos mais diversos gêneros discursivos. Sob a luz da Análise de Discurso Crítica (RAMALHO & RESENDE, 2011), por se tratar de uma abordagem científica interdisciplinar para estudos críticos da linguagem como prática social, além de uma visão sociointeracionista de linguagem, fundamentamos nossas análises na Teoria Multimodal da Semiótica Social, mais especificamente nos trabalhos de Kress (2011), Kress e Van Leeuwen (2001, 2006) e Joly (2007); nas concepções de texto de Koch (2002); nas teorias dos gêneros textuais de Bakhtin (2003) e de Marcuschi (2008). As múltiplas semioses desse gênero despertam o olhar para um novo perfil de leitura crítica que engloba não só recursos linguísticos, mas também aspectos contextuais, imagéticos e digitais, bem como a sua capacidade de argumentação. Partimos da perspectiva de gênero como “uma forma de ação social” (MILLER, 1994), como um “conjunto de enunciados relativamente estáveis” (BAKHTIN,2003), interativos, multimodalizados e historicamente situados, capazes de sofrer transmutações para atender às necessidades de interação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.