GÊNERO MULTIMODAL: A CAMPANHA PUBLICITÁRIA COMO FERRAMENTA ARGUMENTATIVA DE MÚLTIPLOS DISCURSOS CRÍTICOS

Autores

  • ARIANE PEIXOTO MENDONÇA UEG - Anápolis

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.65582

Palavras-chave:

Campanha Publicitária, Multimodalidade, Consumismo, Prática Social

Resumo

No presente trabalho, propomos um estudo sobre o gênero campanha publicitária, cujo objetivo é utilizá-lo como instrumento para descrição, interpretação e problematização dos recursos semióticos utilizados como força da comunicação pela imagem. Busca compreender o indivíduo em suas relações com seus próprios desejos e motivações, ressaltando, assim, a necessidade cada vez mais urgente de um letramento multimodal para a compreensão e estudo dos mais diversos gêneros discursivos. Sob a luz da Análise de Discurso Crítica (RAMALHO & RESENDE, 2011), por se tratar de uma abordagem científica interdisciplinar para estudos críticos da linguagem como prática social, além de uma visão sociointeracionista de linguagem, fundamentamos nossas análises na Teoria Multimodal da Semiótica Social, mais especificamente nos trabalhos de Kress (2011), Kress e Van Leeuwen (2001, 2006) e Joly (2007); nas concepções de texto de Koch (2002); nas teorias dos gêneros textuais de Bakhtin (2003) e de Marcuschi (2008). As múltiplas semioses desse gênero despertam o olhar para um novo perfil de leitura crítica que engloba não só recursos linguísticos, mas também aspectos contextuais, imagéticos e digitais, bem como a sua capacidade de argumentação. Partimos da perspectiva de gênero como “uma forma de ação social” (MILLER, 1994), como um “conjunto de enunciados relativamente estáveis” (BAKHTIN,2003), interativos, multimodalizados e historicamente situados, capazes de sofrer transmutações para atender às necessidades de interação social.

Biografia do Autor

ARIANE PEIXOTO MENDONÇA, UEG - Anápolis

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG IELT) – UEG- Campus CSEH e graduada em Letras (Português / Inglês e Literaturas) pela UFG, Especialista em Ensino, Prática e Didática da Língua Inglesa (UEG/ Campus Itapuranga), Especialista em Docência Universitária (UNIFAN) e Diretora da Escola Municipal Jaime Câmara/Goiânia.

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

MENDONÇA, A. P. (2019). GÊNERO MULTIMODAL: A CAMPANHA PUBLICITÁRIA COMO FERRAMENTA ARGUMENTATIVA DE MÚLTIPLOS DISCURSOS CRÍTICOS. Revista X, 14(3), 211–226. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.65582

Edição

Seção

Artigos para número atemático