O QUE PODE UMA MONITORIA SIGNIFICAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES?
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.65364Palabras clave:
formação de professores, monitoria, síndrome do impostor, língua(gem), ensino-aprendizagemResumen
A carreira docente no contexto brasileiro tem passado por um esvaziamento – tanto em relação à evasão quanto um esvaziamento de sentido – dos cursos de licenciatura. Esse é um dos motivos pelo qual necessário pensar sobre a formação inicial de professores. Partindo das discussões em Linguística Aplicada e entrelaçando-as às reflexões resultantes das atividades de um programa de monitoria em contexto de formação inicial de professores de inglês, foi possível apreender que o conteúdo linguístico não está desvinculado da vida em sociedade, contexto sociocultural e histórico, sendo necessário ter esses elementos em perspectiva para estabelecer uma relação mais horizontalizada entre os sujeitos no processo de ensino aprendizagem. Assim, refletindo a respeito da autoimagem e síndrome do impostor (BERNAT, 2008) dentro do programa de monitoria, concepções de língua(gem) e trocas de experiências de maneiras não hierárquicas no processo de ensino-aprendizagem, este artigo objetiva construir uma narrativa em favor das práticas extracurriculares em docência, defendendo que elas poderiam ser amplamente difundidas nos cursos de licenciatura, pois a monitoria no ensino superior tem sido incentivadora, especialmente, à formação de professores e poderá assim contribuir para a redução do esvaziamento dos cursos de licenciatura e reconstrução da identidade e dos sentidos do ser professor.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

