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NÃO SÓ DE VERBO TO BE (SOBRE)VIVE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: PIBID COMO EXPERIÊNCIA PARA A REINVENÇÃO DE PRÁTICAS E POSIÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Valdeni da Silva Reis, Ana Maria Santos Rocha, Isabel Cristina Otone de Ávila, Julien Valéry Melo Araújo, Renan Felipe dos Santos Fernandes, Guilherme Fonseca Paula, Iza Carla Pereira, Lara do Nascimento Goés

Resumo


O presente estudo objetiva discutir os impactos de ações desenvolvidas pelo PIBID-Inglês em duas escolas públicas das cidades de Diamantina e Gouveia / MG. A investigação estará especialmente focada na análise dos impactos da implementação do subprojeto na vida de seus participantes, isto é, duas professoras e dez alunos da graduação de uma universidade federal do estado de Minas Gerais. Para tanto, serão analisados excertos de diários de campo escritos pelos participantes durante o primeiro ano do subprojeto. Teoricamente, nosso estudo está baseado em discussões em torno da formação de professores de línguas, identidade e experiência.  A investigação é de cunho qualitativo e é conduzida dentro dos princípios da análise de discurso (ORLANDI, 1999). Os resultados indicam o PIBID, nas ações e relações aí estabelecidas, como experiência capaz de fazer com que seus sujeitos (re)signifiquem posições e identidades, promovendo avanços no ensino-aprendizagem da língua inglesa (LI).

Palavras-chave


PIBID; formação inicial e continuada; professor de LI

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i3.64830