NÃO SÓ DE VERBO TO BE (SOBRE)VIVE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: PIBID COMO EXPERIÊNCIA PARA A REINVENÇÃO DE PRÁTICAS E POSIÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Valdeni da Silva Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Maria Santos Rocha UFVJM
  • Isabel Cristina Otone de Ávila
  • Julien Valéry Melo Araújo
  • Renan Felipe dos Santos Fernandes
  • Guilherme Fonseca Paula
  • Iza Carla Pereira
  • Lara do Nascimento Goés

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.64830

Palavras-chave:

PIBID, formação inicial e continuada, professor de LI

Resumo

O presente estudo objetiva discutir os impactos de ações desenvolvidas pelo PIBID-Inglês em duas escolas públicas das cidades de Diamantina e Gouveia / MG. A investigação estará especialmente focada na análise dos impactos da implementação do subprojeto na vida de seus participantes, isto é, duas professoras e dez alunos da graduação de uma universidade federal do estado de Minas Gerais. Para tanto, serão analisados excertos de diários de campo escritos pelos participantes durante o primeiro ano do subprojeto. Teoricamente, nosso estudo está baseado em discussões em torno da formação de professores de línguas, identidade e experiência.  A investigação é de cunho qualitativo e é conduzida dentro dos princípios da análise de discurso (ORLANDI, 1999). Os resultados indicam o PIBID, nas ações e relações aí estabelecidas, como experiência capaz de fazer com que seus sujeitos (re)signifiquem posições e identidades, promovendo avanços no ensino-aprendizagem da língua inglesa (LI).

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Reis, V. da S., Rocha, A. M. S., de Ávila, I. C. O., Araújo, J. V. M., Fernandes, R. F. dos S., Paula, G. F., … Goés, L. do N. (2019). NÃO SÓ DE VERBO TO BE (SOBRE)VIVE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: PIBID COMO EXPERIÊNCIA PARA A REINVENÇÃO DE PRÁTICAS E POSIÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista X, 14(3), 187–210. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.64830

Edição

Seção

Artigos para número atemático