VISÕES DE LINGUAGEM DE ALUNOS-PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA E O LETRAMENTO CRÍTICO

Autores

  • Juliane D'Almas Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.64398

Palavras-chave:

Linguagem, Letramento Crítico, Língua Inglesa, Formação de professores.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar e descrever as visões de linguagem de alunos-professores de Língua Inglesa. A pesquisa tem como contexto alunos do segundo ano de um curso de Letras Inglês que responderam a uma atividade de leitura que requeria seu posicionamento como leitor e professor. Uma das perguntas do exercício na posição de professor exigia que o aluno expressasse sua visão de linguagem para uma suposta aula de leitura em inglês. São as respostas para esta pergunta que analisamos neste artigo, com base nos preceitos de teorias tais como o Letramento Crítico, Consciência Crítica da Linguagem e Leitura Crítica (FREIRE, 1978; FAIRCLOUGH, 1992; 1995), as quais eram base de toda a atividade proposta. A análise dos dados mostra que grande parte dos estudantes ofereceram respostas insuficientes para tal pergunta, pois apresentam dificuldades em conceituar o que é uma visão de linguagem e como ela se aplica em uma atividade de sala de aula. Por outro lado, dentre aqueles que responderam à questão sem maiores conflitos, a maioria vê linguagem principalmente como decodificação e meio de comunicação, enquanto a minoria compreende linguagem como uma ferramenta de empoderamento e dissipação de ideologias.

Biografia do Autor

Juliane D'Almas, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana

Doutora em estudos da linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Professora adjunta no curso de Letras Inglês na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - campus Apucarana. 

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

D’Almas, J. (2019). VISÕES DE LINGUAGEM DE ALUNOS-PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA E O LETRAMENTO CRÍTICO. Revista X, 14(6), 24–43. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.64398

Edição

Seção

Artigos para número atemático