RAÇA E RESISTÊNCIA AO RACISMO EM ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA NO SUL DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.62836

Palavras-chave:

Raça, Língua inglesa, Universidade Federal do Sul da Bahia.

Resumo

Este trabalho trata do uso de atividades que abordam questões raciais nas aulas de língua inglesa na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Sendo uma instituição nova, a UFSB tem, em seu primeiro ciclo, disciplinas de língua inglesa que permitem desenvolver o aprendizado da oralidade junto com a leitura e escrita. Neste artigo tomamos como base os estudos já realizados sobre identidades sociais no ensino de línguas, e a perspectiva racial que engloba o sentido de raça enquanto signo de resistência. Do ponto de vista metodológico, este trabalho traz dados de uma pesquisa que teve como corpus as atividades realizadas pelos estudantes por meio da proposição de textos e temas pelo professor/pesquisador sobre a questão racial na região. Os dados revelam manifestações dos estudantes que debatem e contextualizam o racismo, a partir dos textos estudados, e através das questões raciais na própria região, de maneira que eles se interessaram mais pela língua inglesa no processo e puderam abordar aspectos que fazem parte do seu cotidiano 

Biografia do Autor

Gabriel Nascimento, Universidade Federal do Sul da Bahia/Universidade de São Paulo

Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, coordenador do Laboratório de Linguagens da UFSB. Mestre em Linguística Aplicada pela UnB e doutorando em Estudos Linguísticos pela USP.

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

Nascimento, G. (2019). RAÇA E RESISTÊNCIA AO RACISMO EM ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA NO SUL DA BAHIA. Revista X, 14(3), 121–137. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.62836

Edição

Seção

Artigos para número atemático