ENQUADRES DE APRESENTAÇÃO DO EU EM SALA DE AULA BI/MULTILÍNGUE COM SURDOS E OUVINTES

Autores

  • Luiz Carlos Barros de Freitas Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.62332

Palavras-chave:

Enquadres, Interação em sala de aula bilíngue, Línguas em contato, Estudos Surdos.

Resumo

Esta pesquisa busca articular conceitos da Sociolinguística Interacional, da Análise da Conversa em contexto institucional e de Línguas em Contato na interação, na ordem micro e macro, na relação com os Estudos Surdos. A metodologia é qualitativa e interpretativa. A gravação de dados foi feita mediante método etnográfico de investigação. O estudo se ocupa em investigar como são realizadas interações entre alunos surdos e ouvintes e professor ouvinte em um curso de Graduação de Letras-Libras, em que se faz uso da Libras[1], do Português e de outras formas de linguagem, incluindo a alternância e sobreposição modal de códigos.


[1] Libras Língua Brasileira de Sinais, legalizada em 2002 pela Lei Federal 10.436/2002

Biografia do Autor

Luiz Carlos Barros de Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Luiz Carlos Barros de Freitas, 1958- Doutor em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, Mestre em Design de educação a distância para surdos pela PUC-Rio, pós graduado (Lato Sensu) em Libras: ensino, tradução e interpretação pela UFRJ, pós graduado (Lato Sensu) em Tecnologia e Gerência de Redes de Computadores pela UNICARIOCA, licenciado em História pela FAHUPE e certificado pelo PROLIBRAS/UFSC-MEC. Para currículo completo, acessar http://lattes.cnpq.br/9624209750545350

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

Freitas, L. C. B. de. (2019). ENQUADRES DE APRESENTAÇÃO DO EU EM SALA DE AULA BI/MULTILÍNGUE COM SURDOS E OUVINTES. Revista X, 14(3), 85–104. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.62332

Edição

Seção

Artigos para número atemático