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ENQUADRES DE APRESENTAÇÃO DO EU EM SALA DE AULA BI/MULTILÍNGUE COM SURDOS E OUVINTES

Luiz Carlos Barros de Freitas

Resumo


Esta pesquisa busca articular conceitos da Sociolinguística Interacional, da Análise da Conversa em contexto institucional e de Línguas em Contato na interação, na ordem micro e macro, na relação com os Estudos Surdos. A metodologia é qualitativa e interpretativa. A gravação de dados foi feita mediante método etnográfico de investigação. O estudo se ocupa em investigar como são realizadas interações entre alunos surdos e ouvintes e professor ouvinte em um curso de Graduação de Letras-Libras, em que se faz uso da Libras[1], do Português e de outras formas de linguagem, incluindo a alternância e sobreposição modal de códigos.

[1] Libras Língua Brasileira de Sinais, legalizada em 2002 pela Lei Federal 10.436/2002


Palavras-chave


Enquadres; Interação em sala de aula bilíngue; Línguas em contato; Estudos Surdos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i3.62332