CRENÇAS DE PROFESSORES BRASILEIROS DE EMI SOBRE PRONÚNCIA

Autores

  • Camila Haus Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v13i2.59667

Palavras-chave:

EMI, pronúncia, ILF

Resumo

No ensino superior, uma das consequências do inglês como idioma de comunicação global é o EMI (English as a Medium of Instruction), ou seja, o ensino de disciplinas acadêmicas em inglês em países onde a língua materna não é a inglesa. Este trabalho tem como objetivo identificar crenças de professores brasileiros que trabalham com EMI a respeito de pronúncia, a partir de um referencial teórico relacionado ao Inglês como Língua Franca (ILF). Cinco professores de uma universidade pública do sul do país que têm treinamento com EMI foram entrevistados. A análise dos dados aponta para a coexistência de dois discursos conflitantes: um com foco na inteligibilidade e outro que enfatiza o “uso correto” da língua. Tais conclusões mostram a importância de uma perspectiva de ILF para a formação de professores de EMI no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Camila Haus, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná, na linha Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem.

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Publicado

2018-09-13

Como Citar

Haus, C. (2018). CRENÇAS DE PROFESSORES BRASILEIROS DE EMI SOBRE PRONÚNCIA. Revista X, 13(2), 123–143. https://doi.org/10.5380/rvx.v13i2.59667

Edição

Seção

Artigos para número atemático