Open Journal Systems

PEDAGOGIA CRÍTICA, LETRAMENTO CRÍTICO E LEITURA CRÍTICA

Adriana Cristina S. de Mattos Brahim

Resumo


Devido à necessidade urgente de pedagogias que efetivamente dêem lugar para as questões sociais que são extremamente importantes na nova ordem global, quando vigora uma acelerada integração econômica e cultural dominada, sobretudo, pelo universo anglo-falante, justifica-se este trabalho que tem, como principal objetivo, apresentar o conceito de pedagogia crítica e discutir, brevemente, como este conceito, juntamente com os conceitos de letramento crítico e leitura crítica estão relacionados e podem, através da prática pedagógica do professor, se concretizar verdadeiramente em uma prática pedagógica de leitura que se diz crítica e que seja capaz de ajudar os indivíduos a se tornarem autônomos na interpretação das ideologias que subjazem os discursos os quais fazem parte do cotidiano sócio-cultural globalizado.

Palavras-chave


pedagogia crítica; leitura crítica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2007.5376