O PROFESSOR DE INGLÊS DE INSTITUTO DE LÍNGUAS, TRABALHO E CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2006.5348

Palabras clave:

Professor de Inglês, Instituto de Línguas, Globalização, Auto-imagem, Constituição Profissional

Resumen

Este trabalho está inserido na área de formação de professores de língua inglesa e foi realizado em um instituto particular de ensino de inglês. Objetivou investigar (1) a visão de professores de inglês sobre seu trabalho e o fenômeno da globalização e (2) sua auto-imagem e constituição profissional. As reflexões teóricas que guiaram esta investigação incluem a relação entre globalização e educação, a importância do papel do professor enquanto educador, a atitude do profissional diante da língua inglesa, gênero ou cultura profissional e fatores que exercem influência sobre o trabalho do professor. A coleta das informações foi feita por meio de um questionário, que foi respondido por vinte e duas professoras da instituição. A análise das respostas demonstra que as professoras investigadas têm total consciência da relação entre seu trabalho e globalização e da importância do seu papel na formação dos alunos-clientes, na medida em que são elas que os instrumentaliza para a comunicação com o mundo. Além disso, atribuem grande parte da sua constituição profissional às suas próprias experiências sobre aprender e ensinar inglês.

Biografía del autor/a

Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Área: Linguagem e Educação - Formação de professores

Cómo citar

Camargo, G. P. de Q. P. de. (2006). O PROFESSOR DE INGLÊS DE INSTITUTO DE LÍNGUAS, TRABALHO E CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL. Revista X, 2(0.2006). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2006.5348

Número

Sección

Artigos para número atemático