IMAGEM DE BRASILEIRO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.51228Palabras clave:
Livro didático de Português para Estrangeiro, imagem de Brasileiro, Semiótica Discursiva, EthosResumen
Com o advento da globalização e de outros fenômenos mundiais, vem crescendo nos últimos trinta anos a quantidade de estrangeiros interessados no Brasil como um destino de residência ou de estabelecimento de parcerias educacionais e profissionais e, concomitantemente, há um aumento no interesse pelo conhecimento da língua portuguesa. Nesse contexto, o presente artigo analisa o livro didático Bem-Vindo! – A língua portuguesa no mundo da comunicação, com o objetivo de verificar a imagem de brasileiro aí presente, trazendo contribuições para a discussão sobre o material didático de PLE produzido em nosso país. Para isso, realizamos a análise do material à luz da teoria semiótica discursiva. Adotando a perspectiva de Benveniste, a semiótica francesa considera que o enunciado é produto de um ato de linguagem no qual um enunciador, levando em consideração seu enunciatário, realiza inúmeras escolhas enunciativas na produção de seu enunciado. A recorrência de determinados traços ao longo dos textos delineia um estilo, um modo de dizer, que confere à totalidade estudada uma identidade e projeta uma imagem (ethos) do sujeito da enunciação (enunciador e enunciatário). Como resultados, tem-se o predomínio da imagem de um cidadão globalizado, que trabalha no mundo corporativo e reside em grandes centros.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

