HIPERTEXTO, LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E LEITURA LITERÁRIA

Autores

  • José Alexandre dos Santos
  • Jeane de Cassia Nascimento Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50191

Palavras-chave:

hipertexto, literatura afro-brasileira e leitura literária

Resumo

Refletimos neste trabalho sobre a alternativa de o professor de literatura, no ensino básico, promover letramento literário através de hipertextos, considerando que a sociedade contemporânea proporciona, aos docentes e discentes, acesso às tecnologias digitais e à internet, diariamente, aspecto que reforça a convivência de ambos com esses meios de comunicação e que, em alguns casos, gera uma relação de dependência. Apoiamos, por conseguinte, em teóricos como Levy (1993), Koch (2002), e Xavier (2004). Aceitamos as convergências existentes entre hipertexto e literatura, tendo como suporte a opinião de autores que consideram a intertextualidade, aspecto relevante para o estudo de literatura, uma característica fundamental da hipertextualidade, além de servir como suporte à construção de um conhecimento interdisciplinar, conforme podemos perceber nas teorias elaboradas por Baktin (2003), Kristeva (1974), Kleiman e Moraes (1999).  Por fim, sugerimos um trabalho de letramento em literatura afro-brasileira, considerando os conceitos de Zilberman (1993), Cosson (2009), Aguiar e Bordini (1993), Duarte (2010) e Bernd (2011); os estudos teóricos de Munanga (2005), Souza e Crosso (2007), as orientações dos PCNs (2000) e a Lei 10.639/03. 

Biografia do Autor

José Alexandre dos Santos

Mestre em Letras pelo Profletras da Universidade Federal de Sergipe (2015).  Bolsista CAPES. Professor da Rede Estadual de Ensino do estado de Sergipe.  Desenvolve pesquisa sobre o hipertexto no ensino de literatura afro-brasileira.

Jeane de Cassia Nascimento Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui doutorado em Letras (Estudos comparados de literaturas língua portuguesa), pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe, do Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Letras, na mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura colonial, imperialismo, leitura literária, literaturas de língua portuguesa e identidade.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

dos Santos, J. A., & Santos, J. de C. N. (2017). HIPERTEXTO, LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E LEITURA LITERÁRIA. Revista X, 12(3). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50191

Edição

Seção

Artigos para número atemático