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HIPERTEXTO, LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E LEITURA LITERÁRIA

José Alexandre dos Santos, Jeane de Cassia Nascimento Santos

Resumo


Refletimos neste trabalho sobre a alternativa de o professor de literatura, no ensino básico, promover letramento literário através de hipertextos, considerando que a sociedade contemporânea proporciona, aos docentes e discentes, acesso às tecnologias digitais e à internet, diariamente, aspecto que reforça a convivência de ambos com esses meios de comunicação e que, em alguns casos, gera uma relação de dependência. Apoiamos, por conseguinte, em teóricos como Levy (1993), Koch (2002), e Xavier (2004). Aceitamos as convergências existentes entre hipertexto e literatura, tendo como suporte a opinião de autores que consideram a intertextualidade, aspecto relevante para o estudo de literatura, uma característica fundamental da hipertextualidade, além de servir como suporte à construção de um conhecimento interdisciplinar, conforme podemos perceber nas teorias elaboradas por Baktin (2003), Kristeva (1974), Kleiman e Moraes (1999).  Por fim, sugerimos um trabalho de letramento em literatura afro-brasileira, considerando os conceitos de Zilberman (1993), Cosson (2009), Aguiar e Bordini (1993), Duarte (2010) e Bernd (2011); os estudos teóricos de Munanga (2005), Souza e Crosso (2007), as orientações dos PCNs (2000) e a Lei 10.639/03. 


Palavras-chave


hipertexto; literatura afro-brasileira e leitura literária

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50191