AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE ESPANHOL NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50182Palavras-chave:
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, LÍNGUA ESPANHOLA, SEED-PRResumo
Este trabalho pretende refletir sobre o panorama do ensino de espanhol no estado do Paraná. Tem como objetivo geral verificar como está se efetivando o ensino desta língua estrangeira, desde sua obrigatoriedade, a qual teve início com a LDB de 1996 e posteriormente com a Lei nº 11.161/2005, até os dias atuais. Nesse sentido, pauta-se nos estudos de CALVET (2007), RAJAGOPALAN (2014), CASTELLANO RODRIGUES (2011), CORREA (2014), LAGARES (2013), para apresentar um breve histórico do ensino da língua espanhola como Língua Estrangeira Moderna (LEM), como também dos conceitos que perpassam o termo políticas linguísticas. Juntamente aos aportes teóricos, acrescenta-se pesquisa documental, com dados estatísticos sobre as escolas que possuem o espanhol em sua matriz curricular de Ensino Fundamental e Médio, o número de CELEM e o número de professores de espanhol atuantes no ensino público no Paraná, bem como documentos oficiais pesquisados no portal da Secretaria de Educação do Paraná (SEED). As incursões nesses dados e documentos objetivam buscar entendimento sobre as políticas linguísticas elaboradas e efetivamente implementadas pelo poder público, e embasam a discussão teórico-prática que envolve o referido processo.
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