AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE ESPANHOL NO PARANÁ

Autores

  • Regiane de Fátima Siqueira Alberti Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Valeska Gracioso Carlos UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50182

Palavras-chave:

POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, LÍNGUA ESPANHOLA, SEED-PR

Resumo

Este trabalho pretende refletir sobre o panorama do ensino de espanhol no estado do Paraná. Tem como objetivo geral verificar como está se efetivando o ensino desta língua estrangeira, desde sua obrigatoriedade, a qual teve início com a LDB de 1996 e posteriormente com a Lei nº 11.161/2005, até os dias atuais. Nesse sentido, pauta-se nos estudos de CALVET (2007), RAJAGOPALAN (2014), CASTELLANO RODRIGUES (2011), CORREA (2014), LAGARES (2013), para apresentar um breve histórico do ensino da língua espanhola como Língua Estrangeira Moderna (LEM), como também dos conceitos que perpassam o termo políticas linguísticas. Juntamente aos aportes teóricos, acrescenta-se pesquisa documental, com dados estatísticos sobre as escolas que possuem o espanhol em sua matriz curricular de Ensino Fundamental e Médio, o número de CELEM e o número de professores de espanhol atuantes no ensino público no Paraná, bem como documentos oficiais pesquisados no portal da Secretaria de Educação do Paraná (SEED). As incursões nesses dados e documentos objetivam buscar entendimento sobre as políticas linguísticas elaboradas e efetivamente implementadas pelo poder público, e embasam a discussão teórico-prática que envolve o referido processo.

Biografia do Autor

Regiane de Fátima Siqueira Alberti, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestranda no curso de Pós-Graduação em Linguagem Identidade e Subjetividade da UEPG -  Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2016. Professora da rede pública estadual de ensino do Paraná, na área de Espanhol.

Valeska Gracioso Carlos, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Profª Dra. Atua no curso de Pós-Graduação  em Linguagem Identidade e Subjetividade  na Universidade  Estadual de Ponta Grossa. (UEPG)

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Siqueira Alberti, R. de F., & Carlos, V. G. (2017). AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE ESPANHOL NO PARANÁ. Revista X, 12(3). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50182

Edição

Seção

Artigos para número atemático