UM ESTUDO SOBRE OS NOVOS LETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50075Palavras-chave:
formação de professores de inglês, sociedade contemporânea, novos letramentosResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa (PIBIC/CNPq 2015-2016) que investigou práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos novos letramentos em cursos de formação de professores de língua inglesa. Tal perspectiva teórica busca capacitar o professor para atender às novas formas de comunicação e construção de conhecimento da sociedade atual – globalizada, tecnologizada, heterogênea e complexa (COPE; KALANTZIS, 2000; MATTOS, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011a). Para essa investigação, adotamos como objeto de análise a obra Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa (ZACCHI; STELLA, 2014) por apresentar práticas pedagógicas realizadas por professores envolvidos em cursos de formação em diferentes estados do Brasil. Foi realizado o estudo dos dez capítulos que compõem a obra, visando identificar quais práticas apresentavam de forma mais evidente os fundamentos dos novos letramentos. A análise dessas práticas teve como base a atualização dos estudos de Kalantzis e Cope (2005) acerca dos movimentos pelos quais o conhecimento se constitui: ‘experienciar’, ‘conceituar’, ‘analisar’ e ‘aplicar’. Com nossa análise, percebemos, por exemplo, que as práticas que apresentaram os fundamentos dessas teorias foram as que utilizaram a disciplina de língua inglesa como meio (ARAÚJO, 2000, p. 98) para se alcançar objetivos mais educacionais e formativos do aluno/cidadão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.