UM ESTUDO SOBRE OS NOVOS LETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS

Autores

  • Walter Vieira Barros
  • Marco Antônio Margarido Costa

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50075

Palavras-chave:

formação de professores de inglês, sociedade contemporânea, novos letramentos

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa (PIBIC/CNPq 2015-2016) que investigou práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos novos letramentos em cursos de formação de professores de língua inglesa. Tal perspectiva teórica busca capacitar o professor para atender às novas formas de comunicação e construção de conhecimento da sociedade atual – globalizada, tecnologizada, heterogênea e complexa (COPE; KALANTZIS, 2000; MATTOS, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011a). Para essa investigação, adotamos como objeto de análise a obra Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa (ZACCHI; STELLA, 2014) por apresentar práticas pedagógicas realizadas por professores envolvidos em cursos de formação em diferentes estados do Brasil. Foi realizado o estudo dos dez capítulos que compõem a obra, visando identificar quais práticas apresentavam de forma mais evidente os fundamentos dos novos letramentos. A análise dessas práticas teve como base a atualização dos estudos de Kalantzis e Cope (2005) acerca dos movimentos pelos quais o conhecimento se constitui: ‘experienciar’, ‘conceituar’, ‘analisar’ e ‘aplicar’. Com nossa análise, percebemos, por exemplo, que as práticas que apresentaram os fundamentos dessas teorias foram as que utilizaram a disciplina de língua inglesa como meio (ARAÚJO, 2000, p. 98) para se alcançar objetivos mais educacionais e formativos do aluno/cidadão.

Biografia do Autor

Walter Vieira Barros

Mestrando e bolsista (CAPES) do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (POSLE) da Universidade Federal de Campina Grande (desde agosto/2017). Graduado em Letras – Língua Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Marco Antônio Margarido Costa

Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Professor da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Barros, W. V., & Costa, M. A. M. (2017). UM ESTUDO SOBRE OS NOVOS LETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS. Revista X, 12(3). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50075

Edição

Seção

Artigos para número atemático