ESTRATÉGIA DISCURSIVA DA REVISTA VEJA EM UM ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.49552

Palavras-chave:

Educação, Professor, Valorização, Salário

Resumo

Neste trabalho são apresentados dados de uma pesquisa, inserida no campo da Linguística Aplicada, cuja análise objetivou identificar a importância dos meios de comunicação na formação da opinião pública, nas decisões e nas concepções que circulam o mundo. Especificamente, a pesquisa buscou verificar a estratégia discursiva da Revista Veja, em um artigo de opinião, apontando os recursos argumentativos empregados pelo articulista. Utilizamos como corpus um artigo de opinião, escrito pelo colunista Cláudio Moura Castro, que aborda o papel do professor, em especial, sua remuneração, publicado em 27 de julho de 2016. Como suporte à análise do objeto, utilizamos os pressupostos teóricos acerca das concepções de dialogismo e ideologia bakhtinianos, a fim de desvelar concepções implícitas de linguagem e de ideologia no discurso midiático. Os resultados mostraram que as contradições e os conflitos são marcas do discurso jornalístico, que nos mobilizam a refletir até que ponto o que a mídia traz traduz a realidade. A análise dos dados mostrou que a Revista Veja estabelece com seu leitor imaginado uma relação paradoxal: por um lado, imagina-o como um leitor articulado, com bom nível de compreensão do mundo; por outro, imagina-o como um leitor ingênuo, cuja opinião deve ser construída pelos jornalistas.

 

 

Biografia do Autor

Tania Cristina Apolinario Santos, UNITAU - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - MESTRANDA

Professora de Língua Portuguesa da Rede Pública de Campos do Jordão, SP e Mestranda do Programa de Pós-Graduação Sricto Sensu da UNITAU - Universidade de Taubaté, SP

Geraldo Savio F. Almeida, Unitau - Universidade de Taubaté - SP - Mestrando

Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Rede Pública do Estado da Bahia e Mestrando do Programa de Pós-Graduação Sricto Sensu da UNITAU - Universidade de Taubaté, SP

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Santos, T. C. A., & Almeida, G. S. F. (2017). ESTRATÉGIA DISCURSIVA DA REVISTA VEJA EM UM ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE EDUCAÇÃO. Revista X, 12(1). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.49552

Edição

Seção

Artigos para número atemático