GRAMÁTICA E ENSINO: UMA PERSPECTIVA DE INTERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.49451Palavras-chave:
Gramática, Ensino, Livro didático, Gêneros Textuais e Orais, Competência discursiva.Resumo
RESUMO: A pesquisa tem como objetivo geral analisar se a gramática normativa é desenvolvida no livro didático do 9º ano da Coleção Teláris, em vigor no município de Teixeira de Freitas-BA, de forma integrada com a leitura, interpretação, produção textual e análise linguística, a partir dos gêneros textuais; como específicos, verificar se há uma diversidade de gêneros textuais e orais no livro didático bem como se as atividades contemplam situações formais e informais de uso, e, por fim, propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do manual didático. Para tanto, utilizamos como referencial teórico, Marcuschi (2008), os PCNs (1998), Antunes (2003), Possenti (2001), Lopes-Rossi (2006), Bezerra (2005), dentre outros. A metodologia é qualitativa e quantitativa. Constata-se que os aspectos gramaticais, por sua vez, são contextualizados, colaborando com a reflexão crítica do aluno, bem como, parte de um gênero textual para as definições; dessa forma, as atividades envolvendo a gramática, frequentemente, perpassam pela leitura, interpretação, produção textual e análise linguística, propiciando uma aprendizagem significativa para o aluno; ainda o livro didático contempla uma diversidade de gêneros textuais e orais e apresenta a distinção das situações formais e informais da língua;
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