AS TIRINHAS DA MAFALDA SOB A ÓTICA DE BAKHTIN
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.49241Palavras-chave:
ensino de línguas, ensino de literaturas, formação de professores, linguistica aplicadaResumo
Discute-se o gênero tirinha, sua formação e seus aspectos linguísticos e contextuais de acordo com Bakhtin (2015) e seu círculo pode ser um instrumento de entrada para a reflexão dos sujeitos a outros contextos discursivos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi motivada em investigar se a formação e os aspectos linguísticos e contextuais que compõem o gênero discursivo tirinha pode ser interpretada nas aulas de Língua Portuguesa formando leitores críticos. Para se cumprir tal proposta, seguiu-se a dinâmica da escolha de caráter qualitativo e interpretativo de um corpus composto por duas tirinhas da personagem Mafalda analisadas no Blog Tirinhas de Mafalda (<http://tirasdemafalda-blog.tumblr.com/>). O objetivo é analisar o gênero tirinha, delimitando-se em averiguar a formação de seus aspectos linguísticos e contextuais no processo ensino-aprendizagem.
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