AS TIRINHAS DA MAFALDA SOB A ÓTICA DE BAKHTIN

Autores

  • MAGDA APARECIDA LOPES Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.49241

Palavras-chave:

ensino de línguas, ensino de literaturas, formação de professores, linguistica aplicada

Resumo

Discute-se o gênero tirinha, sua formação e seus aspectos linguísticos e contextuais de acordo com Bakhtin (2015) e seu círculo pode ser um instrumento de entrada para a reflexão dos sujeitos a outros contextos discursivos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi motivada em investigar se a formação e os aspectos linguísticos e contextuais que compõem o gênero discursivo tirinha pode ser interpretada nas aulas de Língua Portuguesa formando leitores críticos. Para se cumprir tal proposta, seguiu-se a dinâmica da escolha de caráter qualitativo e interpretativo de um corpus composto por duas tirinhas da personagem Mafalda analisadas no Blog Tirinhas de Mafalda (<http://tirasdemafalda-blog.tumblr.com/>). O objetivo é analisar o gênero tirinha, delimitando-se em averiguar a formação de seus aspectos linguísticos e contextuais no processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

MAGDA APARECIDA LOPES, Universidade de Taubaté - UNITAU

Professora de Língua Portuguesa de Ens. Fundamental II e Ensino Médio.

Mestranda em Linguística Aplicada pela UNITAU.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

LOPES, M. A. (2017). AS TIRINHAS DA MAFALDA SOB A ÓTICA DE BAKHTIN. Revista X, 12(3). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.49241

Edição

Seção

Artigos para número atemático