A SEÇÃO DE LEITURA NO TOEFL: UMA ANÁLISE SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO

Autores

  • Gisele dos Santos da Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Dayse Paulino de Ataide Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.49055

Palavras-chave:

leitura, letramento, TOEFL

Resumo

Teste aplicado no mundo inteiro, O TOEFL  (Test  of  English  as  a  Foreign  Language - internet based test) já foi realizado por milhões de estudantes e outros indivíduos  que  pretendem ou  precisam  comprovar  sua  proficiência  na  língua  inglesa  para  atender  diversos  interesses  -  acadêmicos,  profissionais  ou  para  residir  em  países  onde  o  inglês  é  a  língua nativa ou a língua requisitada para determinados fins. Nesse trabalho, nosso objetivo é analisar a seção de leitura do TOEFL, a fim de verificarmos se o teste cumpre com algumas premissas relacionadas ao letramento crítico.  Escolhemos essa abordagem por acreditarmos que ela vai ao encontro do que o exame preconiza, uma vez que é esperado que os candidatos  estejam aptos a interagirem e negociarem sentidos c om outros falantes de forma crítica. Para tanto, revisitaremos o conceito de língua de  Bakhtin  (2014),  bem  como  as  teorias  de  Pennycook  e  Makoni  (2007)  e  Jordão  (2014),  que  refletem  sobre  importantes  questões  linguísticas que nos ajudarão a cumprir o propósito  desenhado para este artigo.   

Biografia do Autor

Gisele dos Santos da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Letras pela UFPR.

Dayse Paulino de Ataide, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestranda em Letras pela UFPR.

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Silva, G. dos S. da, & Ataide, D. P. de. (2017). A SEÇÃO DE LEITURA NO TOEFL: UMA ANÁLISE SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO. Revista X, 12(1). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.49055

Edição

Seção

Artigos para número atemático