A SEÇÃO DE LEITURA NO TOEFL: UMA ANÁLISE SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.49055Palabras clave:
leitura, letramento, TOEFLResumen
Teste aplicado no mundo inteiro, O TOEFL (Test of English as a Foreign Language - internet based test) já foi realizado por milhões de estudantes e outros indivíduos que pretendem ou precisam comprovar sua proficiência na língua inglesa para atender diversos interesses - acadêmicos, profissionais ou para residir em países onde o inglês é a língua nativa ou a língua requisitada para determinados fins. Nesse trabalho, nosso objetivo é analisar a seção de leitura do TOEFL, a fim de verificarmos se o teste cumpre com algumas premissas relacionadas ao letramento crítico. Escolhemos essa abordagem por acreditarmos que ela vai ao encontro do que o exame preconiza, uma vez que é esperado que os candidatos estejam aptos a interagirem e negociarem sentidos c om outros falantes de forma crítica. Para tanto, revisitaremos o conceito de língua de Bakhtin (2014), bem como as teorias de Pennycook e Makoni (2007) e Jordão (2014), que refletem sobre importantes questões linguísticas que nos ajudarão a cumprir o propósito desenhado para este artigo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

