LÍNGUA INGLESA E PROJETOS COLABORATIVOS: LETRAMENTOS/MULTILETRAMENTOS NO PROFIS-UNICAMP
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2015.43568Palavras-chave:
Letramentos/Multiletramentos, ProFIS-UNICAMP, língua inglesa, projetos colaborativos.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior) da UNICAMP, com foco em seu currículo de formação geral no qual a Língua Inglesa (LI) assume um papel relevante ao ser ofertada em todos os semestres do curso. Portanto, faz-se necessário discutir, a partir de uma visão discursiva de linguagem (BAKHTIN, 1998, 2003), como este cenário sócio-educacional possibilita um trabalho colaborativo na elaboração de projetos nas aulas de LI. Como aporte teórico, esta discussão está também orientada pela Pedagogia dos Novos/Multiletramentos (COPE & KALANTZIS, 2000, 2009; KALANTZIS & COPE, 2008) que privilegia a pluralidade linguística e defende a necessidade de novas formas de aprendizagem em um mundo complexo e globalizado. Como considerações finais, a descrição de um dos projetos colaborativos no ano de 2014 revela como este contexto singular favorece o ensino de língua inglesa voltado para o ensino de um letramento crítico, a divergência e a pluralidade (MONTE MÓR, 2014).
PALAVRAS-CHAVE: Letramentos/Multiletramentos; ProFIS-UNICAMP; língua inglesa; projetos colaborativos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

