ENTRE LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA UM ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2015.43353Palavras-chave:
Ensino de língua inglesa, multiletramentos, ensino críticoResumo
O objetivo deste artigo é propor reflexões em torno do conceito de letramentos e multiletramentos focalizando suas diversas (re)interpretações ao longo dos anos e possíveis contribuições dessas teorizações para o ensino de inglês como língua estrangeira. Assim, este é um trabalho de natureza majoritariamente teórica. Partindo de uma visão discursiva de língua (GEE, 1999; FAIRCLOUGH, 2010), as discussões aqui privilegiadas estão centradas nas ressignificações da noção de letramento em face de mudanças sociais, culturais, tecnológicas e epistemológicas que tem abalado as maneiras como entendemos e usamos línguas e linguagens em décadas recentes, levando à ideia de multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; 2013), letramentos múltiplos, críticos e multissemióticos (ROJO, 2009; 2013). A proposta, portanto, é problematizar essas compreensões teóricas e ponderar sobre seus desdobramentos para práticas pedagógicas em língua inglesa, considerando, nesse cenário, a necessidade de fomentarmos, também, discussões sobre questões de criticidade e interculturalidade em um ensino de natureza mais marcadamente formativa, crítica e transformadora.
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