TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTOS E A COLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Denise Silva Paes Landim Universidade de São Paulo
  • Fabrício Tetsuya Parreira Ono Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2013.34789

Resumo

RESUMO: O artigo buscar compartilhar reflexões acerca da formação de professores em tempos de práticas sociais mediadas pelas tecnologias digitais, que possibilitam não apenas novas formas de ensino e aprendizagem, trabalho, comunicação e relacionamento, mas também apontam para uma condição pós-humana do ser (SANTAELLA 2007). Tais reflexões são fruto de pesquisa realizada com estudantes em uma disciplina de pós-graduação em que se puderam experimentar questões da condição pós-humana em práticas de letramentos (LANKSHEAR e KNOBEL 2011) reveladoras de aprendizagens colaborativas, ubíquas, não-lineares e incertas e que expuseram a questão da diferença na relação com o Outro.

 

PALAVRAS-CHAVE: letramentos; tecnologias digitais; formação de professores; aprendizagem colaborativa.

 

ABSTRACT: This article aims at sharing thoughts on teacher education in times of social practices mediated by digital technologies, which can afford not only new ways of teaching and learning, work, communication and relationships, but also point to a post-human condition of being (SANTAELLA 2007). Such thoughts arise from research carried on with graduate students in which issues of the post-human condition in literacies practices (LANKSHEAR; KNOBEL 2011) revealed learnings that were collaborative, ubiquitous, non-linear and uncertain and that showed the topic of difference in the relation with the Other.

 

KEY WORDS: literacies; digital technologies; teacher education; collaborative learning.

Biografia do Autor

Denise Silva Paes Landim, Universidade de São Paulo

Mestranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo, com pesquisa focada em novos letramentos, multiletramentos e letramentos críticos.

Fabrício Tetsuya Parreira Ono, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Roraima

Professor na Universidade Federal de Roraima. Mestre em Linguística Aplicada. Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo, com pesquisa focada em formação de professores e os novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico. 

Downloads

Como Citar

Landim, D. S. P., & Ono, F. T. P. (2013). TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTOS E A COLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista X, 2(0.2013). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2013.34789

Edição

Seção

Artigos para número atemático