REFLEXÕES SOBRE OS MULTILETRAMENTOS E AS TICS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Edna Marta Oliveira da Silva Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim Centro Universitário Internacional UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2013.34781

Palavras-chave:

educação a distância, multiletramentos, TICs, linguagem, comunicação

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre as contribuições do conceito de multiletramentos e do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para a apresentação dessas reflexões pretende-se considerar os pressupostos teóricos advindos das teorias de letramento, mais especificamente dos multiletramentos. A associação de imagens, áudio e vídeo, com ou sem textos escritos, especialmente com as TICs, passam a exigir novas formas de letramento dos  seus usuários, uma vez que a construção de significados  ocorre por meio de modos variados (multimodais). Em outras palavras, as TICs conduzem as reflexões sobre letramento, ampliando o conceito para os multiletramentos, considerados fundamentais para os processos de ensino e de aprendizagem na contemporaneidade em todos os níveis, justamente por considerar o impacto advindo da utilização dos recursos tecnológicos que têm desencadeado novos olhares para o espaço da educação a distância.

 

PALAVRAS-CHAVE: educação a distância; multiletramentos; TICs; linguagem; comunicação.

 

Abstract: This paper aims to present some reflections on the contributions of the multiliteracy concept and the use of information and communication technologies ( ICTs) in the distance education modality. For the presentation of these reflections, it is intended to consider the theoretical assumptions originated from literacy theories, more specifically from multiliteracies. The association of images, audio and video, with or without  written texts , especially with the ICTs,  new ways of literacy of  their  users are required, once the construction of meanings begins to happen by means of varied modes (multimodalities). In other words, the ICTs lead to reflections on literacy, expanding the concept to the multiliteracies regarded as fundamental to the teaching and learning processes in the contemporary world at all levels, precisely by considering the impact resulting from the use of technological resources that has triggered new visions for the distance education area.

 

KEY WORDS: distance learning; multiliteracies; ICTs; language;communication.


Biografia do Autor

Edna Marta Oliveira da Silva, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestranda em Estudos Linguísticos pela UFPR (2014). Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008). Bolsista de mestrado do CNPq.

Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2008). É especialista em Formação de Docentes e de Orientadores Acadêmicos (tutores) em Educação a Distância (2012) pelo UNINTER.)

Downloads

Como Citar

da Silva, E. M. O., & de Mattos Brahim, A. C. S. (2013). REFLEXÕES SOBRE OS MULTILETRAMENTOS E AS TICS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista X, 2(0.2013). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2013.34781

Edição

Seção

Artigos para número atemático