REFLEXÕES SOBRE OS MULTILETRAMENTOS E AS TICS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2013.34781Palavras-chave:
educação a distância, multiletramentos, TICs, linguagem, comunicaçãoResumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre as contribuições do conceito de multiletramentos e do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para a apresentação dessas reflexões pretende-se considerar os pressupostos teóricos advindos das teorias de letramento, mais especificamente dos multiletramentos. A associação de imagens, áudio e vídeo, com ou sem textos escritos, especialmente com as TICs, passam a exigir novas formas de letramento dos seus usuários, uma vez que a construção de significados ocorre por meio de modos variados (multimodais). Em outras palavras, as TICs conduzem as reflexões sobre letramento, ampliando o conceito para os multiletramentos, considerados fundamentais para os processos de ensino e de aprendizagem na contemporaneidade em todos os níveis, justamente por considerar o impacto advindo da utilização dos recursos tecnológicos que têm desencadeado novos olhares para o espaço da educação a distância.
PALAVRAS-CHAVE: educação a distância; multiletramentos; TICs; linguagem; comunicação.
Abstract: This paper aims to present some reflections on the contributions of the multiliteracy concept and the use of information and communication technologies ( ICTs) in the distance education modality. For the presentation of these reflections, it is intended to consider the theoretical assumptions originated from literacy theories, more specifically from multiliteracies. The association of images, audio and video, with or without written texts , especially with the ICTs, new ways of literacy of their users are required, once the construction of meanings begins to happen by means of varied modes (multimodalities). In other words, the ICTs lead to reflections on literacy, expanding the concept to the multiliteracies regarded as fundamental to the teaching and learning processes in the contemporary world at all levels, precisely by considering the impact resulting from the use of technological resources that has triggered new visions for the distance education area.
KEY WORDS: distance learning; multiliteracies; ICTs; language;communication.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.