DIFICULDADES GERAIS DE PRONÚNCIA PARA APRENDIZES BRASILEIROS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Juliane Regina Trevisol Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34534

Palavras-chave:

Dificuldade de pronúncia, aquisição fonológica, aprendizes brasileiros, inglês como língua estrangeira.

Resumo

Sabe-se que aprender uma língua estrangeira (LE) não é uma tarefa simples e neutra, mas sim um tanto quanto complexa (ELLIS, 1994; GASS & SELINKER, 2001). Assim também, a aquisição do sistema sonoro de uma LE tende a ser por vezes problemática para certos aprendizes. Tendo-se isto em mente, o presente artigo teve como objetivo investigar, de modo geral, a aquisição das fricativas interdentais do Inglês por falantes de diferentes L1s. Mais especificamente, observaram-se quais seriam os substitutos mais freqüentes das fricativas interdentais para certos grupos de falantes de inglês como LE ou como segunda língua (L2).   Para isso, inicialmente fez-se uma descrição dos fonemas em destaque, seguindo com o levantamento de pesquisas empíricas que tratam da produção de tais sons por falantes brasileiros, poloneses e italianos, aprendizes do inglês.  Observou-se, considerando os estudos analisados, que os substitutos mais comumente empregados são: [t] para a fricativa interdental surda, e [d] para a fricativa interdental vozeada.  Sugere-se, como possível explicação para tais substitutos, o fato de as plosivas [t] e [d] serem menos marcadas (ECKMAN, 1977) em comparação às fricativas, diminuindo assim o grau de dificuldade em produção e colocando-as como substitutos mais comuns, por exigirem menos capacidade articulatória de seus falantes. 

 

Biografia do Autor

Juliane Regina Trevisol, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora Assistente de Licenciatura em Letras Língua Inglesa e Literaturas - Departamento de Ciências Humanas, UNEB Campus IV Jacobina. Formada em Letras Português e Inglês pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Letras Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua nas áreas de ensino e aprendizagem e fonética e fonologia de língua inglesa.

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Publicado

2014-08-18

Como Citar

Trevisol, J. R. (2014). DIFICULDADES GERAIS DE PRONÚNCIA PARA APRENDIZES BRASILEIROS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista X, 1(0.2014). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34534