DESCRIÇÃO ACÚSTICA DAS VOGAIS DE MONTEVIDÉU
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34324Palavras-chave:
vogais, descrição acústica, espanhol americano.Resumo
Este trabalho apresenta uma descrição das características acústicas das vogais do espanhol americano, especificamente de uma variedade denominada Rioplatense, do Uruguai. Essa descrição acústica reportará valores de duração, frequência fundamental e dos dois primeiros formantes das vogais do Uruguai, fornecendo, assim, informações para pesquisas em fonética e fonologia do espanhol. Vários são os estudos que descrevem características acústicas de diferentes variedades dialetais do espanhol na Espanha: e.g., Godínez (1978), Álvarez González (1981), Quilis e Esgueva (1983), Martínez Celdrán (1995), Bradlow (1995), como também na América: e.g., Guirao (1975), Godínez (1978), Aronson, Furmanski, Rufiner e Estienne (2000), Guion (2003). Entretanto, não há registro na literatura de descrições acústicas de vogais de Montevidéu, Uruguai. A coleta de dados foi realizada em Montevidéu com um grupo de 16 universitários (8 homens e 8 mulheres), todos falantes nativos de espanhol do Uruguai e com pouco conhecimento de línguas estrangeiras. A segmentação e etiquetação das vogais foi feita manualmente e os valores de duração, da frequência fundamental e dos dois primeiros formantes foram medidos automaticamente, sempre utilizando o software Praat.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.