PASSOS PARA PROJETO DE PESQUISA

Autores

  • Simone Reis Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2013.33535

Palavras-chave:

Projeto de pesquisa, Interesses de pesquisa, Formas de conhecimento

Resumo

O presente artigo visa a facilitar a elaboração de projeto de pesquisa por iniciantes nessa atividade. Nele, são esclarecidos termos comumente confundidos, que devem ser conhecidos tão cedo possível, para própria segurança de quem busca construir conhecimento e para este próprio, quando tornado público. Também oferece definição de tipos de objetivos e interesses de pesquisa, bem como chama atenção para diferentes formas de conhecimento, suas definições, status pretendido e exemplos ilustrativos. O artigo se estrutura em sete partes: justificativa, objetivos, referencial teórico, metodologia, cronograma de execução, contribuições esperadas, e referências. 

Biografia do Autor

Simone Reis, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunta no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizou estudos pós-doutorais junto ao Centro de Pesquisa Valibel Discours et Variation, no Instituto de Linguagem e Comunicação da Université catholique de Louvain (UCL), em fevereiro de 2010. Concentrou seus estudos na Holanda, em análise crítica do discurso, junto ao Instituto de Educação da Radboud Universiteit Nijmegen, em metáforas e metonímias enquanto focos de análise crítica do discurso, junto à Vrije Universiteit Amsterdam; em análise de dados verbais, visuais e gestuais, junto ao Max Planck Institute for Psycholinguistics, Nijmegen (abril a agosto de 2010). Prosseguiu em seus estudos junto ao departamento de Aprendizagem, Currículo e Comunicação, do Instituto de Educação (IOE) da University of London, e participou do grupo de análise de dados em vídeo, no Laboratório de Conhecimento de Londres, do departamento de Cultura, Comunicações e Mídia da University of London (setembro a dezembro de 2010). Doutora em Ciências Sociais pela Radboud Universiteit Nijmegen (Holanda, 2005) título revalidado pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP (1998). É docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEL (desde 2006). Orienta pesquisas qualitativas: Pós-positivista (etnografia e demais estudos interpretativistas), Teoria Crítica e Construcionista (etnografia crítica, pesquisa-ação, análise crítica do discurso, análise do discurso). Analisa cognição e ação (foco em percepções, pensamento, aprendizagem, conhecimento, reflexão, imagens, teorias implícitas, dentre outros); linguagem (foco em linguagens verbal e não verbal) e discurso (ACD e AD). Coordena o projeto de pesquisa Pensamento Crítico para Ação Transformadora, com interesse no desenvolvimento do pensamento e linguagem de graduandos em Letras-inglês, no contexto de preparação teórico-prática para ensino de leitura. Participa, desde 2011, do projeto de pesquisa Estudos foucaultianos, dedicada às obras desse autor.

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Publicado

2013-11-27

Como Citar

Reis, S. (2013). PASSOS PARA PROJETO DE PESQUISA. Revista X, 1(0.2013). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2013.33535

Edição

Seção

Artigos Especiais