A PRÁTICA DE LEITURA ENTRE ALUNOS GRADUANDOS: FOCO NO ARTIGO CIENTÍFICO

Fernanda Goulart Ritti Dias, Maria Inez Matoso Silveira

Resumo


O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil de graduandos em educação física de uma universidade pública quanto à pratica da leitura do gênero textual artigo científico em língua portuguesa e inglesa. Para tanto, foi aplicado um questionário com questões fechadas sobre informações pessoais, características acadêmicas, bem como habilidades de leitura. Os principais resultados revelaram que um número considerável de alunos utiliza o artigo científico como principal fonte de pesquisa, porém, poucos relataram utilizar a língua inglesa para pesquisas acadêmicas. Apesar de reconhecerem que a língua inglesa é importante na graduação, a maioria nunca procurou um curso de idiomas e se consideram péssimos leitores nessa língua.  É possível concluir que o gênero artigo científico é um dos principais meios de pesquisa nesse curso de graduação. Porém, existe a necessidade de uma maior familiarização e contato desses alunos com a língua inglesa para que eles consigam ampliar suas fontes de pesquisa.


Palavras-chave


leitura; artigo científico;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2013.32396



ISSN: 1980-0614
Creative Commons License
 
O conteúdo dessa Revista está publicado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License