O USO DE TAREFA COLABORATIVA NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL POR FALANTES ADULTOS BRASILEIROS

Autores/as

  • Wagner Monteiro UFPR
  • Terumi Villalba UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v3i0.31000

Palabras clave:

tarefa colaborativa, Aprendizagem de ELE, Estudo longitudinal

Resumen

Esse estudo tem por finalidade estabelecer diferentes estratégias de comunicação em classes de língua espanhola. Para isso, a Zona de desenvolvimento proximal (VYGOTSKY, 1991) surge como o ambiente de análise, já que é nela que conseguimos acompanhar a construção do conhecimento do aprendiz, estabelecido por um nível real e um potencial, construído necessariamente com ajuda de um educador. Portanto, para que o educando perceba como está sendo construído seu conhecimento, a tarefa colaborativa tem se mostrado um grande auxiliador.

(ELLIS, 2000; GRAÇA, 2011).

Biografía del autor/a

Wagner Monteiro, UFPR

Mestrando em estudos literários pela UFPR e professor do Centro de línguas da instituição (CELIN)

Terumi Villalba, UFPR

Doutora em linguística aplicada pela UFRGS e professora do departamento de línguas estrangeiras modernas da UFPR (DELEM)

Cómo citar

Monteiro, W., & Villalba, T. (2012). O USO DE TAREFA COLABORATIVA NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL POR FALANTES ADULTOS BRASILEIROS. Revista X, 3. https://doi.org/10.5380/rvx.v3i0.31000

Número

Sección

Artigos para número atemático