REPRESENTAÇÕES VISUAIS DE GRUPOS INDÍGENAS NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

Autores

  • Souzana Mizan FMU

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v3i0.29533

Palavras-chave:

ensino de linguagem visual

Resumo

Este artigo estuda representações visuais de culturas e grupos sociais considerados subalternos feitas por instituições dominantes e sugere que analisar a maneira pela qual imagens fazem referência ao mundo que vivemos permite-nos compreender a ideologia subjacente a cada representação. A investigação é realizada à luz da abordagem pós-colonial e pós-formalista que parte do princípio que a linguagem (integrando imagem) e a construção do conhecimento do mundo são geradas tanto dentro de um contexto sócio-histórico-ideológico específico quanto dentro de relações socioeconômicas específicas entre os poderosos e os subalternos. O objetivo é propor que atividades de Letramento Crítico Visual (Rose, 2007) levem os alunos a desenvolver ferramentas/recursos para a expansão interpretativa e a análise crítica de imagens dentro da sala de aula, de forma a proporcionar-lhes oportunidades para produzir conhecimento que reconheça as nossas sociedades como multiculturais e resgate os pontos de vista dos subjugados.  

Biografia do Autor

Souzana Mizan, FMU

Souzana MIZAN

Doutora em Letras pela USP

Docente nas Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo

Downloads

Como Citar

Mizan, S. (2012). REPRESENTAÇÕES VISUAIS DE GRUPOS INDÍGENAS NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. Revista X, 3. https://doi.org/10.5380/rvx.v3i0.29533

Edição

Seção

Artigos para número atemático