REPRESENTAÇÕES VISUAIS DE GRUPOS INDÍGENAS NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v3i0.29533Palavras-chave:
ensino de linguagem visualResumo
Este artigo estuda representações visuais de culturas e grupos sociais considerados subalternos feitas por instituições dominantes e sugere que analisar a maneira pela qual imagens fazem referência ao mundo que vivemos permite-nos compreender a ideologia subjacente a cada representação. A investigação é realizada à luz da abordagem pós-colonial e pós-formalista que parte do princípio que a linguagem (integrando imagem) e a construção do conhecimento do mundo são geradas tanto dentro de um contexto sócio-histórico-ideológico específico quanto dentro de relações socioeconômicas específicas entre os poderosos e os subalternos. O objetivo é propor que atividades de Letramento Crítico Visual (Rose, 2007) levem os alunos a desenvolver ferramentas/recursos para a expansão interpretativa e a análise crítica de imagens dentro da sala de aula, de forma a proporcionar-lhes oportunidades para produzir conhecimento que reconheça as nossas sociedades como multiculturais e resgate os pontos de vista dos subjugados.
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