REPRESENTAÇÕES VISUAIS DE GRUPOS INDÍGENAS NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v3i0.29533Palabras clave:
ensino de linguagem visualResumen
Este artigo estuda representações visuais de culturas e grupos sociais considerados subalternos feitas por instituições dominantes e sugere que analisar a maneira pela qual imagens fazem referência ao mundo que vivemos permite-nos compreender a ideologia subjacente a cada representação. A investigação é realizada à luz da abordagem pós-colonial e pós-formalista que parte do princípio que a linguagem (integrando imagem) e a construção do conhecimento do mundo são geradas tanto dentro de um contexto sócio-histórico-ideológico específico quanto dentro de relações socioeconômicas específicas entre os poderosos e os subalternos. O objetivo é propor que atividades de Letramento Crítico Visual (Rose, 2007) levem os alunos a desenvolver ferramentas/recursos para a expansão interpretativa e a análise crítica de imagens dentro da sala de aula, de forma a proporcionar-lhes oportunidades para produzir conhecimento que reconheça as nossas sociedades como multiculturais e resgate os pontos de vista dos subjugados.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

