LIVRO DIDÁTICO: FERRAMENTA DE REPRESENTAÇÃO CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.29307Palabras clave:
livro didático, interculturalidade, formação.Resumen
Este artigo traz uma análise de um livro didático utilizado no Celin - Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR - Universidade Federal do Paraná - sob o viés das forças centrífugas e centrípetas de linguagem propostas por BAKHTIN (2003). Partindo do pressuposto de que linguagem e cultura são conceitos indissociáveis e que as culturas não são isoladas e estão em contato com outras culturas, acredita-se que a sala de aula de línguas estrangeiras pode trazer essa realidade para o aluno. Neste contexto, o livro didático é uma das ferramentas que os professores utilizam para trazerem a cultura alvo para seus alunos. Além dos pressupostos de BAKHTIN (2003), foram utilizados os conceitos de cultura plural defendidos por EAGLETON (2005) e BHABHA (1998) para dar embasamento teórico ao estudo. Esta análise pretende mostrar uma maneira como as personagens dos livros didáticos representam a cultura alvo através da análise de suas falas com o auxílio das concepções de linguagem bakhtinianas.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

