REFLETINDO SOBRE A AGÊNCIA DOCENTE ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE AULAS

Autores

  • Janice Inês NODARI UFPR
  • Mariza Riva de ALMEIDA UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.29306

Palavras-chave:

formação inicial, agência, observação de aulas

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o processo de observações de aulas como uma ferramenta pedagógica fundamental na formação inicial de profissionais da área de línguas estrangeiras na medida em que amplia possibilidades de percepção da agência docente. Para efetivar tal análise, cinco alunos de graduação do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Paraná, em processo de formação inicial, atuaram como observadores de aulas no Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin – UFPR)  responderam um questionário em que refletiram sobre seus processos individuais. A partir das respostas dadas pelos participantes em relatórios crítico-reflexivos, associando subsídios teóricos relacionados ao papel da observação de aulas em BIAZI, GIMENEZ & STUTZ (2011), sobre agência docente em LEFFA (2011) e ALMEIDA (2011), o estudo pretende aprofundar e desmistificar algumas visões associadas aos tópicos abordados.

Biografia do Autor

Janice Inês NODARI, UFPR

Professora de Língua Inglesa no DELEM - UFPR. Mestre em Letras - Inglês pela UFSC.  

Mariza Riva de ALMEIDA, UFPR

Professora de Língua Inglesa do DELEM - UFPR. Doutora em Letras pela UFPR.

Downloads

Como Citar

NODARI, J. I., & de ALMEIDA, M. R. (2012). REFLETINDO SOBRE A AGÊNCIA DOCENTE ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE AULAS. Revista X, 2. https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.29306