REFLETINDO SOBRE A AGÊNCIA DOCENTE ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE AULAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.29306Palabras clave:
formação inicial, agência, observação de aulasResumen
Este artigo se propõe a analisar o processo de observações de aulas como uma ferramenta pedagógica fundamental na formação inicial de profissionais da área de línguas estrangeiras na medida em que amplia possibilidades de percepção da agência docente. Para efetivar tal análise, cinco alunos de graduação do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Paraná, em processo de formação inicial, atuaram como observadores de aulas no Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin – UFPR) responderam um questionário em que refletiram sobre seus processos individuais. A partir das respostas dadas pelos participantes em relatórios crítico-reflexivos, associando subsídios teóricos relacionados ao papel da observação de aulas em BIAZI, GIMENEZ & STUTZ (2011), sobre agência docente em LEFFA (2011) e ALMEIDA (2011), o estudo pretende aprofundar e desmistificar algumas visões associadas aos tópicos abordados.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

