REFLETINDO SOBRE A AGÊNCIA DOCENTE ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE AULAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.29306Palavras-chave:
formação inicial, agência, observação de aulasResumo
Este artigo se propõe a analisar o processo de observações de aulas como uma ferramenta pedagógica fundamental na formação inicial de profissionais da área de línguas estrangeiras na medida em que amplia possibilidades de percepção da agência docente. Para efetivar tal análise, cinco alunos de graduação do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Paraná, em processo de formação inicial, atuaram como observadores de aulas no Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin – UFPR) responderam um questionário em que refletiram sobre seus processos individuais. A partir das respostas dadas pelos participantes em relatórios crítico-reflexivos, associando subsídios teóricos relacionados ao papel da observação de aulas em BIAZI, GIMENEZ & STUTZ (2011), sobre agência docente em LEFFA (2011) e ALMEIDA (2011), o estudo pretende aprofundar e desmistificar algumas visões associadas aos tópicos abordados.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

