Open Journal Systems

POR QUE UTILIZAR O FOCO NA FORMA NAS AULAS DE ESPANHOL PARA FALANTES BRASILEIROS?

Elisa Novaski Cordeiro

Resumo


Este artigo busca justificar a importância do enfoque em questões formais na aula de língua estrangeira, principalmente se tratando de línguas próximas, como é o caso do português e do espanhol. Quanto maior a proximidade linguística maior será a transferência de estruturas entre a língua estrangeira e a materna, os aprendizes sentem, deste modo, a falsa sensação de que aprender / falar espanhol é fácil, devido à proximidade linguística. Além disso, a abordagem comunicativa entendida de maneira equivocada – enfocando unicamente a produção de significado – pode contribuir para a falsa ideia de que aprender espanhol é fácil. Devido ao enfoque único no sentido, a forma, em geral, é deixada de lado e se prioriza a produção, sem levar em conta a qualidade desta produção. O estudo da forma pode dar-se através do Foco na Forma, uma maneira diferente de se abordar itens gramaticais em sala de aula. O trabalho apresenta um aporte teórico sobre o Foco na Forma e foram entrevistadas algumas alunas em relação ao seu posicionamento relativo ao estudo da gramática, a fim de verificar se elas acreditam que o item gramatical pode representar uma ferramenta útil para o desenvolvimento de sua própria proficiência.


Palavras-chave


Foco na Forma, Ensino de Espanhol, Abordagem Comunicativa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i0.28192